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O GESTOR UNIVERSITÁRIO E SEU DISCURSO

Esta pesquisa ancorou-se nos estudos da Análise de Discurso Crítica para a investigação dos efeitos dos discursos dos gestores em campanha na formação de suas identidades e na identidade da própria Instituição. A identidade é um conceito discutido por diversos campos do conhecimento. Ao mesmo tempo, os estudos sobre o gestor universitário ainda são escassos no país. O objetivo deste trabalho foi contribuir para o debate, de modo a compreender a construção das identidades nos discursos dos gestores universitários em campanha, buscando identificar sentidos potencialmente ideológicos que contribuam para sustentar relações assimétricas de poder. Para tanto, foi analisado o debate realizado com os candidatos no Campus Boa Vista Centro, durante o processo de consulta à comunidade para reitor do Instituto Federal de Roraima em 2016. Pautaram as reflexões as contribuições de Fairclough (2003 e 2016) e os trabalhos de Martin e White (2007) sobre avaliativadade. As análises apontam que a construção das identidades no interior da Instituição está inserida em uma macrorrelação de poder. O discurso é considerado como parte intrínseca da sociedade, participante de todas as suas manifestações, inclusive lutas e conflitos, podendo desarticular ordens do discurso existentes e rearticulando novas ordens de discurso, novas hegemonias discursivas.

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O GESTOR UNIVERSITÁRIO E SEU DISCURSO

  • DOI: 10.22533/at.ed.75521040318

  • Palavras-chave: Gestão universitária, Análise de Discurso Crítica, identidade

  • Keywords: : University Management, Critical Discourse Analysis, identity

  • Abstract:

    This research was anchored in the studies of the Critical Discourse Analysis to investigate the effects of the speeches of managers in campaign in the formation of their identities and in the identity of the Institution itself. Identity is a concept discussed by several fields of knowledge. At the same time, studies on the university manager are still scarce in the country. The objective of this work was to contribute to the debate, in order to understand the construction of identities in the discourses of the university managers in the campaign, seeking to identify potentially ideological meanings that contribute to sustain relationships Asymmetry of power. To this end, the debate was analyzed with the candidates at the Campus Boa Vista Centro, during the process of consulting the community for Rector of the Federal Institute of Roraima in 2016. The reflections were Based on the contributions of Fairclough (2003 and 2016) and the works of Martin and White (2007) on Evaluativadade. The analyses indicate that the construction of identities within the Institution is inserted in a macrorrelation of power. The discourse is considered as an intrinsic part of society, participating in all its manifestations, including struggles and conflicts. Thus, it can disarticulate existing orders of discourse and rearticulating new orders of discourse, new discursive hegemonies.

  • Número de páginas: 18

  • Mercedes Fátima Canha Crescitelli
  • Karina Coelho Pires
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