Visualizações

1

DESENVOLVIMENTO DO JOGO PEDAGÓGICO SER+: GÊNEROS, SEXUALIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

 Atualmente temas como gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais são pouco discutidos no ambiente escolar, resultando em estigmas e violências. Este artigo tem por objetivo a apresentação da construção de um jogo didático de tabuleiro que aborda essas temáticas, a fim de democratizá-las. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi a Human Centered Design (HCD - Design centrado no ser humano), um método focado no usuário e seu comportamento. O jogo foi desenvolvido com foco em estudantes do ensino médio durante três meses do ano de 2018. Como resultado, foi elaborado um jogo de cartas, estilo game show, com perguntas e desafios, bem estruturado, dinâmico e relevante para utilização pedagógica. 

DESENVOLVIMENTO DO JOGO PEDAGÓGICO SER+: GÊNEROS, SEXUALIDADES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

DOI: 10.22533/at.ed.1442108026

Palavras chave: Gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais, jogo, design.

Keywords: enders, sexualities, ethnic - racial relations, game, design.

Abstract:

Currently, genders, sexualities and ethnic-racial relations issues are under-developed in the school environment, resulting in stigma and violence. This article proposes to present the creation of an educational game board that addresses these topics. The methodology used in the project development was Human Centered Design (HCD), a user and behavior centered methodology.  The game had been developed for highschool students for three months in 2018. As a result, it is a structured card game, like a game show, with quizzes and challenges, dynamic and relevant for pedagogical uses.

Autores

  • Bruno Cruz Candido
  • Renata Barbosa Porcellis da Silva
  • Mariana Piccoli