Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO PARA DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO PARA DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Os conteúdos relacionados à saúde e a qualidade de vida, estão cada vez mais presentes nas escolas, contudo, os meios para aprendizagem significativa desses assuntos precisam ser continuamente adaptados à realidade do ensino de ciências. Nesse sentido, o presente estudo objetivou relatar a construção de materiais didáticos alternativos no ensino de anatomia humana. Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, voltado para discentes do segundo grau de escolas públicos, no município de Tucuruí-PA. Diante disso, salienta-se que participaram do ensino cerca de 111 estudantes entre 15 e 18 anos de idade que frequentavam escolas públicas e particulares do município em questão. Nesse ínterim, a estratégia educativa foi dividida em três fases dinamizadas e diretamente interligadas. A abordagem metodológica obteve sucesso em estimular a capacidade do aluno de observar, interpretar, analisar e pensar cientificamente, desse modo, identificando novas possibilidades de refletir sobre o que está sendo apresentado, motivando-os ao aprendizado da matéria de ciências. Com base na receptividade dos participantes a proposta lúdica de ensino, é possível concluir que o dinamismo criativo aliado a educação é um excelente recurso para compreensão do conhecimento científico, segundo Nicola; Paniz (2017) esta matéria do currículo básico de ensino, muitas vezes não desperta o interesse dos alunos, devido ao uso constante de nomenclaturas e processos considerados complexos.

Ler mais

PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO PARA DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.05221020218

  • Palavras-chave: Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Anatomia, Ensino.

  • Keywords: Health Education, Educational Technology, Anatomy

  • Abstract:

     The contents related to health and quality of life are increasingly present in schools, however, the means for meaningful learning of these subjects need to be continuously adapted to the reality of science teaching. In this sense, the present study aimed to report the construction of alternative didactic materials in the teaching of human anatomy. This is a descriptive experience report, aimed at students from the second grade of public schools, in the municipality of Tucuruí-PA. Therefore, it is noteworthy that about 111 students between 15 and 18 years of age who attended public and private schools in the municipality in question participated in the teaching. In the meantime, the educational strategy was divided into three dynamic and directly interconnected phases. The methodological approach was successful in stimulating the student's ability to observe, interpret, analyze and think scientifically, thus identifying new possibilities to reflect on what is being presented, motivating them to learn the science subject. Based on the receptivity of the participants the playful proposal of teaching, it is possible to conclude that creative dynamism combined with education is an excellent resource for understanding scientific knowledge, according to Nicola; Paniz (2017) this subject of the basic curriculum of teaching often does not arouse the interest of students, due to the constant use of namesclatures and processes considered complex.

  • Número de páginas: 10

  • Pedro Gabriel Silva de Moura
  • Thalia dos Santos Moraes
  • Luiz Rocha Chaves
  • Ana Karina leite Costa
  • Débora Lobato Cardoso
  • Karen Silva de Castro
  • Natalia Karina Nascimento da Silva
  • Tania de Sousa Pinheiro Medeiros
  • Lauany Silva de Medeiros
Fale conosco Whatsapp