O HISTORIO DA DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UM DIREITO SOCIOCULTURAL ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Sabe-se que a Educação Física se constitui de conhecimentos específicos que precisam ser desenvolvidos no contexto escolar. Esses conhecimentos se configuram como elemento da cultura corporal que trata das formas de atividades corporais/expressão corporal enquanto linguagem. Dentre estes conhecimentos que também podem ser chamados de conteúdos existe a dança, conteúdo pouco desenvolvido no âmbito escolar. Partindo dessa premissa, este estudo veio por meio de uma pesquisa bibliográfica em revistas, livros, sítios eletrônicos, almejou compreender os princípios básicos do conteúdo dança a partir da sua história e significados ao longo do tempo, transcendendo ao ambiente educacional, de forma a contribuir para estratégias de ensino que se firmem em bases concretas por meio do (re) conhecimento da dança como elemento constituinte da história e cultura do indivíduo. Para atingir nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando por meio do histórico da dança compreender como ela vem se constituindo enquanto componente formador sociocultural do indivíduo, destacando sua relevância enquanto conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física no âmbito escolar, enquanto elemento da cultura corporal. Com a realização da pesquisa se verificou que a dança sempre esteve presente na vida do indivíduo, seja como linguagem corporal ou nas suas práticas religiosas, para expressar datas festivas, luto, emoções, fazendo parte da sua formação enquanto cidadão.

O HISTORIO DA DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UM DIREITO SOCIOCULTURAL ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

DOI: 10.22533/at.ed.92518021215

Palavras chave: Histórico da Dança. Educação Física. Escola.

Keywords: History of Dance. Physical education. School.

Abstract:

It is known that Physical Education is constituted of specific knowledge that needs to be developed in the school context. This knowledge is configured as an element of body culture that deals with the forms of bodily activities / body expression as language. Among these knowledge, which can also be called content, there is dance, which is not well developed in the school context.Based on this premise, this study came through a bibliographical research in magazines, books, electronic sites, aimed to understand the basic principles of dance content from its history and meanings over time, transcending the educational environment, in order to contribute for teaching strategies that are firmly established on the basis of (re) knowledge of dance as a constituent element of the individual’s history and culture. In order to reach our goal, a bibliographical research was carried out, searching through the history of the dance to understand how it has been constituted as a sociocultural component of the individual, highlighting its relevance as a content to be developed in the Physical Education classes in the school context, as an element of the body culture. With the accomplishment of the research it was verified that the dance was always present in the life of the individual, either as body language or in its religious practices, to express festive dates, mourning, emotions, being part of its formation as a citizen.

Autores

  • RONALDO SILVA JUNIOR