Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O HISTORIO DA DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UM DIREITO SOCIOCULTURAL ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O HISTORIO DA DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UM DIREITO SOCIOCULTURAL ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Sabe-se que a Educação Física

se constitui de conhecimentos específicos

que precisam ser desenvolvidos no contexto

escolar. Esses conhecimentos se configuram

como elemento da cultura corporal que trata

das formas de atividades corporais/expressão

corporal enquanto linguagem. Dentre estes

conhecimentos que também podem ser

chamados de conteúdos existe a dança,

conteúdo pouco desenvolvido no âmbito

escolar. Partindo dessa premissa, este estudo

veio por meio de uma pesquisa bibliográfica

em revistas, livros, sítios eletrônicos, almejou

compreender os princípios básicos do conteúdo

dança a partir da sua história e significados ao

longo do tempo, transcendendo ao ambiente

educacional, de forma a contribuir para

estratégias de ensino que se firmem em bases

concretas por meio do (re) conhecimento da

dança como elemento constituinte da história e

cultura do indivíduo. Para atingir nosso objetivo,

foi realizada uma pesquisa bibliográfica

buscando por meio do histórico da dança

compreender como ela vem se constituindo

enquanto componente formador sociocultural

do indivíduo, destacando sua relevância

enquanto conteúdo a ser desenvolvido nas

aulas de Educação Física no âmbito escolar,

enquanto elemento da cultura corporal. Com

a realização da pesquisa se verificou que a

dança sempre esteve presente na vida do

indivíduo, seja como linguagem corporal ou nas

suas práticas religiosas, para expressar datas

festivas, luto, emoções, fazendo parte da sua

formação enquanto cidadão.

Ler mais

O HISTORIO DA DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UM DIREITO SOCIOCULTURAL ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.92518021215

  • Palavras-chave: Histórico da Dança. Educação Física. Escola.

  • Keywords: History of Dance. Physical education. School.

  • Abstract:

    It is known that Physical Education

    is constituted of specific knowledge that needs

    to be developed in the school context. This

    knowledge is configured as an element of

    body culture that deals with the forms of bodily

    activities / body expression as language. Among

    these knowledge, which can also be called

    content, there is dance, which is not well developed in the school context.Based on

    this premise, this study came through a bibliographical research in magazines, books,

    electronic sites, aimed to understand the basic principles of dance content from its

    history and meanings over time, transcending the educational environment, in order

    to contribute for teaching strategies that are firmly established on the basis of (re)

    knowledge of dance as a constituent element of the individual’s history and culture. In

    order to reach our goal, a bibliographical research was carried out, searching through

    the history of the dance to understand how it has been constituted as a sociocultural

    component of the individual, highlighting its relevance as a content to be developed

    in the Physical Education classes in the school context, as an element of the body

    culture. With the accomplishment of the research it was verified that the dance was

    always present in the life of the individual, either as body language or in its religious

    practices, to express festive dates, mourning, emotions, being part of its formation as

    a citizen.

  • Número de páginas: 15

  • RONALDO SILVA JUNIOR
Fale conosco Whatsapp