Visualizações

1

O ENSINO DO CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIREITO, CONHECIMENTOS E POSSIBILIDADES

O estudo aqui apresentado foi construindo com base em pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar as formas como a dança está presente na escola e enquanto conteúdo da Educação Física Escolar exprimindo a importância que a mesma tem no currículo escolar. Com a investigação apontouse os diversos olhares e funções que a dança tem na escola, e em particular nas aulas de Educação Física, destacando as formas como os docentes tem norteado o ensino da dança a partir das várias formas que pode e finalidades que ela pode assumir enquanto conteúdo. Com o estudo foi possível evidenciar a importância da dança no processo ensino aprendizagem como conteúdo essencial na sua formação integral, pois compreende sua formação em sua totalidade ao permitir as vivências que culminam no aluno como sujeito crítico da sua aprendizagem, ressaltando a dança enquanto componente da cultura corporal. Para tanto, fez-se o apontamento de algumas propostas de alguns autores para o ensino da dança na Educação Física Escolar, com a intenção de expor algumas possibilidades de se trabalhar a dança nas aulas de Educação Física sem minimizá-la apenas datas comemorativas, ou seja, como um momento de atração, mas como um conteúdo fomentado no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, contribuindo de maneira significativa na sua formação cidadã, sendo preciso um olhar mais atento dos professores ao trato com a dança nesse processo.

O ENSINO DO CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIREITO, CONHECIMENTOS E POSSIBILIDADES

DOI: 10.22533/at.ed.92518021214

Palavras chave: Educação Física, Dança, Escola, Ensino, Aprendizagem.

Keywords: Physical Education, Dance, School, Teaching, Learning.

Abstract:

The present study was based on bibliographical research, with the objective of analyzing the ways in which dance is present in the school and as content of Physical School Education expressing the importance it has in the school curriculum. The research pointed out the different looks and functions that dance has in school, and in particular in Physical Education classes, highlighting the ways teachers have guided the teaching of dance from the various forms that can and purposes that it can take over as content. With the study it was possible to highlight the importance of dance in the process of teaching learning as an essential content in its integral formation, since it comprehends its formation in its totality by allowing the experiences that culminate in the student as a critical subject of his learning, emphasizing dance as a component of body culture. In order to do so, it was pointed out some proposals of some authors for the teaching of dance in Physical School Education, with the intention of exposing some possibilities of working the dance in the classes of Physical Education without minimizing it only commemorative dates, or as a moment of attraction, but as a content fostered in the process of teaching and learning of the students, contributing in a significant way in their citizen education, being necessary a closer look of the teachers to the treatment with the dance in this process.

Autores

  • RONALDO SILVA JUNIOR