Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook THE IMPORTANCE OF ANAMNESE IN THE TRAINING OF THE ACADEMIC OF MEDICINE

THE IMPORTANCE OF ANAMNESE IN THE TRAINING OF THE ACADEMIC OF MEDICINE

O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância da anamnese no estudo técnico da semiologia, propondo ações que contribuam com a formação acadêmica. Para a elaboração do artigo foram consultados os principais livros de referência no assunto, mais adotados nos cursos de graduação e nos programas de residência, todos em sua edição mais recente, bem como a revisão sistemática na plataforma Scielo, dos quais foram pesquisados 177 artigos e 13 filtrados com o tema “semiologia médica”, “clínica médica” e “saúde da família”. A produção dos Roteiros de Semiologia e de um Anagrama esquemáticos, dividido em quatro partes; o roteiro se aplica a conceitos fundamentais com base na queixa principal e HDA. Os roteiros mostram-se como um instrumento didático de grande utilidade, facilitando o processo ensino-aprendizagem dos alunos de graduação em medicina.

Ler mais

THE IMPORTANCE OF ANAMNESE IN THE TRAINING OF THE ACADEMIC OF MEDICINE

  • DOI: 10.22533/at.ed.11321040123

  • Palavras-chave: Semiologia médica, Clínica médica e Saúde da família.

  • Keywords: Medical semiology, Medical clinic and Family health.

  • Abstract:

    The objective of this work is to show the importance of the anamnesis in a technical study of the semiology, proposing actions that contribute to the academic formation. For the elaboration of this article in which the main reference books about this subject were consulted, most adopted the undergraduate programs and the rescue programs, all in their most recent edition, articles in Scielo, 117 articles and 13 of them filtered with the theme "medical semiology" , "Medical clinic" and "family health". The production of the schematic semiology and anagram of Rotarians, divided in four parts; the roadmap applies to key concepts based on the main complaint and HDA. Rotary is presented as a useful teaching tool, facilitating the teaching-learning process of undergraduate students in medicine.

  • Número de páginas: 8

  • Siandra Cordeiro Alves de Alarcão Soares
  • Luciana Regina Dias
  • Emílio Ernesto Garbim Junior
  • Leila Rodrigues Danziger
  • OSMAIR ALVES DA SILVA
Fale conosco Whatsapp