Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook EDIFÍCIO E CIDADE: A REABILITAÇÃO DE VAZIOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE PROJETO

EDIFÍCIO E CIDADE: A REABILITAÇÃO DE VAZIOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE PROJETO

Este artigo apresenta o processo de ensino e resultados, da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VI, do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió-AL. A disciplina abordou utilização de vazios urbanos em áreas centrais para fins de habitação de interesse social e a reabilitação de edifícios abandonados. O principal objetivo foi promover a discussão quanto à problemática da moradia no Brasil apostando no projeto para minimizar tais problemas. A metodologia utilizada priorizou a concepção projetual integrada por meio da elaboração de diagnóstico urbanístico e desenvolvimento projetual em diferentes níveis. Assim pretende-se contribuir com as discussões quanto à formação do estudante de arquitetura e urbanismo, ciente dos problemas da sociedade e de seu papel social, enquanto agente transformador do espaço urbano.  

Ler mais

EDIFÍCIO E CIDADE: A REABILITAÇÃO DE VAZIOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE PROJETO

  • DOI: 10.22533/at.ed.85721110211

  • Palavras-chave: Habitação de interesse social, Vazios edificados, Projeto de arquitetura

  • Keywords: Social housing, built gaps, architecture projects.

  • Abstract:

    This article presents the process of teaching and results of the subject of Architecture Design, Urbanism and Landscaping VI, from the Architecture and Urbanism course, at the Tiradentes University Center (Unit), in Maceió-AL. The subject addressed the use of urban gaps in central areas for social housing purposes and the rehabilitation of abandoned buildings. The main purpose was to promote the discussion about the housing problem in Brazil aiming the elaboration of projects to minimize such problems. The methodology used prioritized the integrated design conception through the elaboration of urbanistic diagnosis and project development at different levels. Thus, it is intended to contribute to the discussions regarding the academic formation of the student of architecture and urbanism, aware of the problems of society and its social role, as a transforming agent of urban space.

  • Número de páginas: 13

  • Fábio Henrique Sales Nogueira
  • Aline dos Santos Malta Cavalcanti
  • Aline Santos Maciel
  • CATARINA AGUDO MENEZES
Fale conosco Whatsapp