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capa do ebook MENINAS GRÁVIDAS: TER UM FILHO COMO RESISTÊNCIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL A PARTIR DO ÉDIPO

MENINAS GRÁVIDAS: TER UM FILHO COMO RESISTÊNCIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL A PARTIR DO ÉDIPO

O presente estudo objetiva analisar a experiência da gravidez na adolescência em um contexto de vulnerabilidade social, através da produção de um documentário brasileiro “Meninas”, dirigido por Sandra Werneck e publicizado no Brasil em 2005. A pesquisa discute as questões edípicas e suas implicações na adolescência em situação de vulnerabilidade social. O tema gravidez na adolescência constitui uma problemática de interesse para as áreas disciplinares como as psicologias, psicanálise, educação, medicina, bem como para elaboração e incremento de políticas públicas, contribuindo para um aprofundamento acerca da adolescência, em casos de gravidez precoce, utilizando-se da psicanálise como campo teórico prevalente. O objetivo norteador foi analisar as implicações do Complexo de Édipo a partir da narrativa de adolescentes grávidas em contexto de vulnerabilidade social. Como referenciais teóricos, foram utilizados documentos governamentais no âmbito das políticas públicas e vulnerabilidade social, como também, escritos de Freud e psicanalistas que se debruçaram sobre a construção do sujeito adolescente e da sua sexualidade como Rassial, dentre outros. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica nos bancos de dados digitais (Scielo, BVSpsi, Ebscohost), livros, teses e dissertações, a partir dos indexadores: adolescência, gravidez na adolescência, vulnerabilidade social e psicanálise, sendo priorizada produções dos últimos dez anos. Também foi utilizado, como fonte de dados, o documentário “Meninas”, de Sandra Werneck, já que se considera que a arte e sua potência criativa favorecem a apreensão de sentidos de modo não linear e reducionista. As falas das quatro adolescentes foram privilegiadas a partir de uma “escuta” guiada pela ética do singular. Conclui-se que as condições socioculturais dos contextos de vulnerabilidade social devem ser apreendidas não a partir da comparação com as de contexto privilegiados, mas com suas peculiaridades e riquezas, polissemia que se encontra nas falas das meninas no referido documentário. Nelas a gravidez e o “ter filhos” parece ter a função de um projeto de vida, de sustentação identificatória à mãe, à avó e mulheres, constituindo em uma via de acesso à feminilidade e a um lugar social privilegiado: mãe. Tais considerações dizem respeito às configurações edípicas, como trata a psicanálise. Considera-se que as políticas públicas e seus programas podem não só focar na situação de vulnerabilidade social, mas também iluminar as vicissitudes subjetivas da adolescência e da gravidez precoce, inclusive discutindo a complexa questão da maternidade e como esta é significada pelas as narrativas governamentais.

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MENINAS GRÁVIDAS: TER UM FILHO COMO RESISTÊNCIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL A PARTIR DO ÉDIPO

  • DOI: 10.22533/at.ed.96321170211

  • Palavras-chave: Adolescência; Gravidez; Vulnerabilidade social; Psicanálise.

  • Keywords: Adolescence. Pregnancy. Social vulnerability. Psychoanalysis.

  • Abstract:

    The present study aims to analyze the experience of adolescent pregnancy in a context of social vulnerability through the examination of a Brazilian documentary called "Meninas", directed by Sandra Werneck and premiered in Brazil in 2005. The research proposal is relevant for discussing the importance of public policies in a more effective way that act in the perspective of a life project that allows the adolescent the possibility of becoming a woman in her social context other than solely by motherhood. The issue of teenage pregnancy constitutes a problem of interest to disciplinary areas such as psychology, pedagogy and psychoanalysis, contributing to a deepening knowledge about adolescence in cases of early pregnancy. This study uses Psychoanalysis as a prevailing theoretical field. The guiding objectives of this study are: 1. Describe a psychosocial representation of being an adolescent mother in a situation of social vulnerability and 2. To analyze the implications of teenage pregnancy by the documentary’s cinematic perspective. As theoretical references, governmental documents were used in the scope of public policies and social vulnerability, as well as writings by Freud and psychoanalysts who focused on the construction of the adolescent subject and their sexuality, for example Rassial, among others. The methodology consisted of bibliographic research in the digital databases (Scielo, BVSpsi, Ebscohost), books, theses and dissertations, based on the indexes: adolescence, teenage pregnancy, social vulnerability and psychoanalysis, being prioritized productions of the last ten years. The documentary "Meninas" by Sandra Werneck was also used as a source of data. The main goal is to contribute to the studies regarding the areas of psychoanalysis and pedagogy when it comes to the issue of teenage pregnancy.

  • Número de páginas: 15

  • Leônia Cavalcante Teixeira
  • Maria do Socorro Monteiro Fernandes
  • Wecia Mualem Sousa de Moraes
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