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capa do ebook USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA INOVAR NA SALA DE AULA: CRIANDO UM TEXTO EDUCACIONAL QUE INTEGRUE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO

USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA INOVAR NA SALA DE AULA: CRIANDO UM TEXTO EDUCACIONAL QUE INTEGRUE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO

O principal objetivo do projeto é promover o desenvolvimento de competências didáticas transversais em Informática, a partir da geração de um livro que integre tecnologia de realidade aumentada para ser utilizada com diferentes tipos de dispositivos móveis, incorporando a dimensão multimídia, gerando links automáticos para a informação distribuído na web e / ou em servidores informáticos da prova, o que enriquecerá o conteúdo do texto. Para sua construção, considera-se a utilização de recursos de software livre, simulações, análise de casos e integração com materiais armazenados na Plataforma Educacional Institucional. A metodologia de desenvolvimento deste material será, em primeiro lugar, analisar os conteúdos e resultados de aprendizagem da disciplina, conceber o documento, identificar o recurso tecnológico a incorporar, codificar e imprimir e efetuar a sua validação. Este documento foi validado incentivando seu uso pelos alunos. O resultado foi que os alunos utilizaram esta ferramenta para apoiar o seu processo de formação dentro e fora da sala de aula, com resultados muito bons. Em conclusão, pode-se indicar que este tipo de inovação que integra um documento textual com a integração e virtualização de conteúdo multimídia pode ser utilizado de forma favorável para estudos e pesquisas de campo.

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USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA INOVAR NA SALA DE AULA: CRIANDO UM TEXTO EDUCACIONAL QUE INTEGRUE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.7892129018

  • Palavras-chave: Smartphones, TICs, Inovação Educacional, Acreditação.

  • Keywords: Smartphones, ICTs, Educational Innovation, Accreditation.

  • Abstract:

    The main objective of the project is to promote the development of transversal didactic competences in Computing, from the generation of a book that integrates augmented reality technology to be used with different types of mobile devices, incorporating the multimedia dimension, generating automatic links to information distributed on the web and / or on computer servers of the race, which will enrich the contents of the text. For its construction, the use of free software resources, simulations, case analysis and integration with material stored in the Institutional Educational Platform is considered. The methodology for developing this material will firstly be to analyze the contents and learning results of the subject, design the document, identify the technological resource to be incorporated, encode and print and carry out its validation. This document was validated by encouraging its use by students. The results were that the students used this tool to support their training process within the classroom and outside of it, with very good results. As a conclusion, it can be indicated that this type of innovation that integrates a textual document with the integration and virtualization of multimedia content can be used in a good way for field studies and research.

  • Número de páginas: 13

  • Lemarie Rodolfo
  • Cristian Romo
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