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capa do ebook FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE GESTORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE GESTORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O presente estudo teve como questão central a caracterização de um programa de formação voltado a gestores e professores da educação básica, a partir da discussão de temáticas relacionadas à inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial. Participaram da referida formação representantes de 19 municípios pertencentes a duas Diretorias de Ensino situadas no interior do estado de São Paulo, em atendimento a uma solicitação do Ministério Público. A formação foi desenvolvida por três docentes de universidades públicas paulistas (duas estaduais e uma federal), sendo organizada em 10 encontros contemplou com 40 horas presenciais e 20h de atividades realizadas a distância. Através de atividades diferenciadas, o programa de formação pretendeu aproximar os participantes da realidade educacional de seus municípios, especificamente das políticas e práticas propostas na perspectiva da educação inclusiva, com o intuito de possibilitar a análise dessa realidade e a sua transformação. 

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE GESTORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • DOI: 10.22533/at.ed.7892129019

  • Palavras-chave: Educação Especial. Programa de formação continuada. Inclusão escolar

  • Keywords: Special Education. Training course. Educational inclusion

  • Abstract:

    The current study has as its aim to characterize a training course offered to educational managers and teachers from elementary years, based on discussions related to educational inclusion of students that are target group of special education. Nineteen towns attended the training course, all of them from two educational jurisdictions of the state of São Paulo, responding to a requirement of Public Prosecutor. The training course was developed by three professors from public universities located in the countryside of São Paulo (two of them are state universities and one of them a federal university), and was organized in 10 meetings including 40 hours of live teaching and 20 hours of online activities. Throughout different activities, the training program intended an approach between the attendees and their towns’ educational reality, specifically the politics and practices that are proposed in inclusive perspective, pursuing the possibility to analyze their realities and their transformation. 

  • Número de páginas: 12

  • Cristina Cinto Araujo Pedroso
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
  • Relma Urel Carbone Carneiro
  • Gabriela Zamoner Faitanini
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