Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Educação a Distância e Ciência de Dados: Desenvolvimento de um Modelo Preditivo para Reconhecimento da Evasão Estudantil

Educação a Distância e Ciência de Dados: Desenvolvimento de um Modelo Preditivo para Reconhecimento da Evasão Estudantil

Na Educação a Distância, têm-se a preocupação com a Evasão Estudantil, um problema que acomete as instituições de ensino superior. Com a utilização de algoritmos da Ciência de Dados, pode-se reconhecer características discriminatórias acerca do fenômeno da desistência. Como uma pesquisa aplicada, visa-se formalizar o desenvolvimento de modelos preditivos para abstrair informação útil a partir da base de dados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, especificamente, do MOODLE. Como resultado, um workflow baseado em algoritmos de Redes Neurais Artificiais é estabelecido. Este workflow permite o reconhecimento dos alunos em processo de evasão, auxiliando os tomadores de decisão nas ações afirmativas, em se tratando a retenção de alunos.

Ler mais

Educação a Distância e Ciência de Dados: Desenvolvimento de um Modelo Preditivo para Reconhecimento da Evasão Estudantil

  • DOI: 10.22533/at.ed.78921290113

  • Palavras-chave: Desistência Estudantil. Modelos Preditivos. Redes Neurais Artificiais.

  • Keywords: Student Withdrawal. Predictive Models. Artificial Neural Networks

  • Abstract:

    In Distance Education there is concern about student evasion, a problem that affects higher education institutions. Using predictive algorithms, techniques covered by the Data Science, it is possible to recognize discriminatory features about the phenomena of withdrawal. In this sense, as an applied research, this work aims to formalize the development of predictive models for getting useful information from virtual learning environments, specifically, from MOODLE. As a result, a workflow based on Artificial Neural Networks is established. This workflow enables the recognition of students in the dropout process, assisting decision-makers, when formulating affirmative activities for retaining students.

  • Número de páginas: 14

  • Paulo Ricardo Viviurka do Carmo
  • Alan Henschel Costa
  • Maria Aparecida Crissi Knuppel
  • Marta Clediane Rodrigues Anciutti
  • Sandro Rautenberg
Fale conosco Whatsapp