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capa do ebook Intervenções da Psicologia Escolar na Educação Infantil: Construindo experiências formativas com crianças e professores

Intervenções da Psicologia Escolar na Educação Infantil: Construindo experiências formativas com crianças e professores

Com as mudanças políticas e econômicas vividas ao longo do século XX, bem como transformações na sociedade, com destaque para a entrada da mulher no mercado de trabalho, surgiu a necessidade de um espaço de educação e cuidado da criança pequena. Percebe-se que, desde a regulamentação da Educação Infantil, busca-se garantir a qualidade da formação direcionada à primeira etapa da Educação Básica por meio de políticas públicas. Além disso, muitas Ciências têm produzido conhecimentos direcionados à essa área, dentre elas a Psicologia Escolar, buscando contribuir para a promoção de um trabalho na Educação Infantil que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos sujeitos. Neste capítulo, é relatada uma experiência vivenciada em um Colégio de Aplicação de Uberlândia/MG, por meio de Intervenções Psicoeducacionais, sob a coordenação/orientação de uma psicóloga escolar e docente da Área de Psicologia Escolar responsável pela Educação Infantil, com a participação e colaboração de uma estudante bolsista e uma professora regente. Tais Intervenções, desenvolvidas em formato de oficinas, ocorreram quinzenalmente no turno regular de ensino, com duração de uma hora. As principais estratégias e recursos utilizados para mobilização das discussões e reflexões em grupo foram: rodas de conversa, jogos, brincadeiras, vídeos, músicas e histórias infantis. Os temas trabalhados partiram das necessidades de alunos dessa faixa etária, sendo que também foram ouvidas as próprias crianças e as demandas das professoras regentes com relação às especificidades da turma. Tendo em vista que essa tem sido uma ação contínua neste Colégio de Aplicação, vale ressaltar a constatação de que a realização das referidas Intervenções Psicoeducacionais em turmas da Educação Infantil têm revelado as potencialidades da atuação da Psicologia Escolar na construção de experiências sensíveis e formativas com crianças e professores.

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Intervenções da Psicologia Escolar na Educação Infantil: Construindo experiências formativas com crianças e professores

  • DOI: 10.22533/at.ed.78921290116

  • Palavras-chave: psicologia escolar; educação infantil; intervenções psicoeducacionais; aprendizagem; desenvolvimento infantil

  • Keywords: school psychology; childhood education; psychoeducational interventions; early childhood learning, childhood development

  • Abstract:

    With the political, economic and social changes during the 20th century, with emphasis on the labor market women’s input, the necessity of a space for education and care for children emerged. Since the regulation of Early Childhood Education, we seek to guarantee the quality of formation directed to the first stage of Basic Education, with public policies. Besides that, many sciences have produced knowledge directed to this area. One of them is School Psychology, that seeks to contribute to the promotion of learning and full development of the children in Early Childhood Education. In this chapter, is reported an experience in an Application College in Uberlândia (Brasil – MG), with Psychoeducational Interventions, by the coordination of a school psychologist and teacher in the School Psychology Area responsible for Early Childhood, with the participation and collaboration of a scholarship student and an early childhood education teacher. These interventions, developed in the form of conversation wheels, happened biweekly in the regular shift, with one hour of duration. The main strategies used to mobilize group discussions and reflections were: conversation wheels, games, videos, musics and stories. The topics came from the needs of the children, their interest and also the needs of the teacher’s children group were heard according to the specificities of the class. These interventions in Early Childhood Education has been a continuous action at the college and has revealed the potential of the performance of School Psychology in the construction of sensitive and formative experiences with children and teachers.

  • Número de páginas: 15

  • Liliane dos Guimarães Alvim Nunes
  • Thais Cristina de Oliveira
  • Tayná Cristina Porto Leite
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