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capa do ebook ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO EM SAÚDE AOS POVOS INDÍGENAS NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO EM SAÚDE AOS POVOS INDÍGENAS NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Introdução: O Ministério da Saúde considera que a assistência e a promoção da saúde prestadas as comunidades indígenas apresentam impactos significativos na qualidade de vida e condições de saúde dessa população. A educação em saúde se refere principalmente a ações com foco nas questões culturais, entender de modo holístico como essa comunidade responde as situações de saúde e doença. Frente isso a enfermagem é de fundamental importância, tanto na assistência prestada, como na educação em saúde transcultural. Objetivo: O estudo objetiva-se em descrever a experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de enfermagem durante palestras realizadas na Casa de Saúde Indígena – CASAI no município de Cacoal-RO, durante o mês de março de 2020. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, resultante de atividades desenvolvidas por acadêmicos do curso de enfermagem em uma Casa de Saúde Indígena, tendo como foco principal a educação em saúde. As atividades realizadas ocorreram de forma interativa, através de abordagens dialogadas, palestras educativas e folders. Resultados: Durante o período das atividades desenvolvidas, os estudantes realizaram palestras abordando temas como: prevenção a tuberculose e pediculose, saúde bucal e lavagem das mãos. Essa abordagem com foco na prevenção em saúde nos proporcionou importantes momentos, resultando em uma experiência positiva, visto que houve interação entre os acadêmicos e indígenas, e sanamos dúvidas referente ao conteúdo abordado. Conclusão:  A experiência vivenciada possibilitou os acadêmicos a compreender o desenvolvimento do processo saúde-doença no contexto transcultural dos povos indígenas, oportunizou o trabalho em equipe na realização de atividades voltada para a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, colaborando também para a reflexão sobre as atribuições do enfermeiro na atenção à saúde indígena.     

 

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ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO EM SAÚDE AOS POVOS INDÍGENAS NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • DOI: 10.22533/at.ed.0522102024

  • Palavras-chave: Educação em Saúde. Enfermagem. Saúde Indígena.

  • Keywords: Health Education. Nursing. Indigenous Health

  • Abstract:

    Introduction: The Ministry of Health considers that assistance and health promotion provided to indigenous communities have significant impacts on the quality of life and health conditions of this population. Health education refers mainly to actions focused on cultural issues, to understand holistically how this community responds to health and disease situations. In view of this, nursing is of fundamental importance, both in the care provided and in cross-cultural health education. Objective: The study aims to describe the experience of nursing students during lectures given at the Casa de Saúde Indígena - CASAI in the municipality of Cacoal-RO, during the month of March 2020. Material and methods: This is a descriptive study, in the form of an experience report, resulting from activities developed by students of the nursing course at an Indigenous Health House, with the main focus on health education. The activities carried out took place in an interactive way, through dialogued approaches, educational lectures and folders. Results: During the period of activities developed, students gave lectures addressing topics such as: prevention of tuberculosis and pediculosis, oral health and hand washing. This approach focused on health prevention provided us with important moments, resulting in a positive experience, since there was interaction between academics and indigenous people, and we answered questions regarding the content covered. Conclusion: The lived experience made it possible for academics to understand the development of the health-disease process in the cross-cultural context of indigenous peoples, allowing teamwork to carry out activities aimed at promoting health and preventing diseases and injuries, also collaborating for the reflection on the nurse's attributions in indigenous health care.

  • Número de páginas: 7

  • Amanda Borges Mancuelho
  • Amilton Victor Tognon Menezes
  • Bianca Gabriela da Rocha Ernandes
  • Cássia Lopes de Sousa
  • Claudio Henrique Marques Pereira
  • Debora Lohana Souza Vital
  • Emilly Soares Vasconcelos
  • Isabela de Oliveira Partelli
  • Karen Santos de Oliveira
  • Sara Dantas
  • Teresinha Cícera Teodora Viana
  • Wuelison Lelis de Oliveira
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