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capa do ebook ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO [OU NÃO] DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO [OU NÃO] DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa exploratória, que objetivou identificar e analisar entendimentos de professores dos anos finais do Ensino fundamental, da rede municipal de Barreiras-BA, sobre o uso [ou não] dos jogos no ensino da matemática. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com questões abertas e fechadas, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem o jogo e ludicidade, em uma perspectiva história e sociológica, bem como formação de professores e Educação Matemática; foram eles: Brougère (2002), Huizinga (2010), Kishimoto (2011), Grando (2000) e Silva (2014). A pesquisa sinalizou a grande maioria dos professores participantes da pesquisa utilizam o jogo como instrumento facilitador da aprendizagem em suas aulas, com o intuito de propiciar o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e aproximá-los do objeto matemático.

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ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO [OU NÃO] DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.10220101211

  • Palavras-chave: Jogo; Raciocínio Lógico, Professor que ensina Matemática, Educação Matemática.

  • Keywords: Game; Logical Reasoning, Teacher who teaches Mathematics, Mathematical Education.

  • Abstract:

    This article is the result of a qualitative research of the exploratory research type, which aimed to identify and analyze understandings of teachers from the final years of elementary school, from the municipal network of Barreiras-BA, on the use [or not] of games in the teaching of mathematics. For data production, a questionnaire was used, with open and closed questions, which were analyzed by Content Analysis, referring, above all, to Bardin (2007). For the theoretical foundation, we sought authors who discuss the game and playfulness, in a historical and sociological perspective, as well as teacher training and Mathematics Education; they were: Brougère (2002), Huizinga (2010), Kishimoto (2011), Grando (2000) and Silva (2014). The research signaled the vast majority of teachers participating in the study of the game as an instrument that facilitates learning in their classes, with the aim of promoting the development of students' logical reasoning and bringing them closer to the mathematical object. 

  • Número de páginas: 18

  • Ilvanete dos Santos de Souza
  • Renaura Matos de Souza
  • Américo Junior Nunes da Silva
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