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capa do ebook 6. CONDICIONAMENTO FÍSICO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

6. CONDICIONAMENTO FÍSICO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

O conceito de saúde vigente nos remete a uma reflexão maior da nossa prática, abandonando a visão exclusivista e equivocada da ênfase no diagnóstico e no tratamento. Faz-se necessário pensar nas competências exigidas ao profissional de saúde que irá atuar no contexto de saúde com maior percepção e sensibilidade para a subjetividade humana. Este profissional deverá considerar os perfis epidemiológicos que se assemelham ao primeiro mundo, em meio à permanência das mazelas do subdesenvolvimento; deverá educar-se para a pesquisa; contribuir para o desenvolvimento de perfis profissionais contemporâneos, flexíveis e heterogêneos, respeitando os princípios bioéticos da beneficência, baseados em competências, habilidades e atitudes. A busca por melhores condições de vida e saúde, conduzem a um processo de transformação e mudanças sociais que vão além da ausência de doenças. A promoção da saúde será efetiva quando associada e combinada aos fatores educacionais, comportamentais, sociais e ambientais. Assim, a busca por promover estilos de vida saudáveis, fará parte do processo de educar para a transformação social e melhoria da qualidade de vida. As ações educativas na promoção do bem-estar físico, psicológico e social do sujeito irão determinar o seu comportamento frente aos desafios e rotinas diários. O condicionamento físico do indivíduo é um importante determinante da sua qualidade de vida. A qualidade de vida é multifatorial e reflete de forma subjetiva a condição do indivíduo de acordo com o bem-estar físico e mental, não sendo apenas consequência do seu estado de saúde, mas também das condições sociais que a rodeiam.

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6. CONDICIONAMENTO FÍSICO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

  • DOI: 10.22533/at.ed.2272107066

  • Palavras-chave: Exercício Físico, Saúde e Qualidade de Vida

  • Keywords: saúde, qualidade de vida, exercício, condicionamento físico, bem estar

  • Abstract:

    O conceito de saúde vigente nos remete a uma reflexão maior da nossa prática, abandonando a visão exclusivista e equivocada da ênfase no diagnóstico e no tratamento. Faz-se necessário pensar nas competências exigidas ao profissional de saúde que irá atuar no contexto de saúde com maior percepção e sensibilidade para a subjetividade humana. Este profissional deverá considerar os perfis epidemiológicos que se assemelham ao primeiro mundo, em meio à permanência das mazelas do subdesenvolvimento; deverá educar-se para a pesquisa; contribuir para o desenvolvimento de perfis profissionais contemporâneos, flexíveis e heterogêneos, respeitando os princípios bioéticos da beneficência, baseados em competências, habilidades e atitudes. A busca por melhores condições de vida e saúde, conduzem a um processo de transformação e mudanças sociais que vão além da ausência de doenças. A promoção da saúde será efetiva quando associada e combinada aos fatores educacionais, comportamentais, sociais e ambientais. Assim, a busca por promover estilos de vida saudáveis, fará parte do processo de educar para a transformação social e melhoria da qualidade de vida. As ações educativas na promoção do bem-estar físico, psicológico e social do sujeito irão determinar o seu comportamento frente aos desafios e rotinas diários. O condicionamento físico do indivíduo é um importante determinante da sua qualidade de vida. A qualidade de vida é multifatorial e reflete de forma subjetiva a condição do indivíduo de acordo com o bem-estar físico e mental, não sendo apenas consequência do seu estado de saúde, mas também das condições sociais que a rodeiam.

  • Número de páginas: 12

  • Estélio Henrique Martin Dantas
  • Claudio José Pinto de Souza
  • Lucas Felipe dos Santos Ramos
  • Silvânia Matheus de Oliveira Leal
  • João Rafael Valentim Silva
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