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capa do ebook A MONITORIA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DISCENTE

A MONITORIA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DISCENTE

 

Introdução: A disciplina Intervenção de Enfermagem no Processo em Saúde-Doença Mental integra o curso de graduação em Enfermagem e abrange uma carga horária de 160 hora-aula distribuídas em aulas teórico-vivenciais e atividades práticas supervisionadas desenvolvidas em Centros de Atenção Psicossocial. A disciplina agregou a monitoria como um dispositivo para potencialização da formação discente no campo do cuidado em saúde mental. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica através do desenvolvimento de grupos de educação em saúde durante atividades práticas supervisionadas da disciplina em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSad). Caminho percorrido: A monitoria no CAPSad ocorreu no período de 26 de junho a 21 de setembro de 2019, com quatro estudantes e uma professora orientadora. A partir de trocas e conversas com os usuários foram propostos grupos de educação em saúde semanais sobre hepatites virais, prevenção de violência, primeiros socorros e valorização de si.  Resultados: A participação no planejamento e implementação dos grupos de educação em saúde possibilitou um espaço importante para aproximação e fortalecimento da relação professora/alunas/monitora no processo de aprendizagem.  Os grupos desenvolvidos durante os encontros semanais com os usuários possibilitaram a construção de vínculos e uma escuta qualificada de suas histórias de vida na perspectiva de uma clínica ampliada, culminando na elaboração de projetos terapêuticos singulares. Conclusão: Este relato apresentou o compartilhamento de experiências significativas vivenciadas durante os processos grupais e o relacionamento interpessoal com estudantes, professora, usuários e profissionais. Assim, espera-se que o presente trabalho seja um instrumento de reflexão, valorização e fortalecimento da monitoria no contexto da graduação em Enfermagem. 

  

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A MONITORIA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DISCENTE

  • DOI: 10.22533/at.ed.78921290121

  • Palavras-chave: Enfermagem; Centro de Atenção Psicossocial; Saúde Mental; Monitoria.

  • Keywords: Nursing; Psychosocial Care Center; Mental health; Monitoring

  • Abstract:

    Introduction: The discipline Nursing Intervention in the Process in Health-Mental Illness integrates the undergraduate course in Nursing and covers a workload of 160 class hour distributed in theoretical-experiential classes and supervised practical activities developed in Psychosocial Care Centers. The discipline added monitoring as a device to enhance student training in the field of mental health care. Objective: To report the experience of academic monitoring through the development of health education groups during supervised practical activities of the discipline in a Psychosocial Care Center for alcohol and other drugs (CAPSad). Path traveled: The CAPSad monitoring took place from June 26 to September 21, 2019, with four students and an advisor teacher. Based on exchanges and conversations with users, weekly health education groups on viral hepatitis, violence prevention, first aid and self-worth were proposed. Results: Participation in the planning and implementation of health education groups provided an important space for approximating and strengthening the teacher / student / monitor relationship in the learning process. The groups developed during the weekly meetings with users made it possible to build bonds and a qualified listening to their life stories from the perspective of an expanded clinic, culminating in the development of unique therapeutic projects. Conclusion: This report presented the sharing of significant experiences lived during group processes and the interpersonal relationship with students, teacher, users and professionals. Thus, this work is expected to be an instrument for reflection, valorization and strengthening of monitoring in the context of undergraduate nursing.

  • Número de páginas: 8

  • Jorgina Sales Jorge
  • Siane Mariano Alves
  • Tayse Lopes Alves
  • Mirelly Barbosa Cortez Ildefonso
  • Verônica de Medeiros Alves
  • Larissa Thaís Omena dos Santos
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