Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Surdez: Narrativa (auto)biográfica da carreira acadêmica e profissional  de um professor de Libras do ensino superior

Surdez: Narrativa (auto)biográfica da carreira acadêmica e profissional de um professor de Libras do ensino superior

O presente estudo teve como objetivo apresentar os diferentes aspectos da vida acadêmica e profissional, no contexto da aprendizagem formal, por meio da (auto) biografia. Além disso, apresentamos reflexões sobre a história do surdo em uma comunidade surda e do ser surdo em uma comunidade ouvinte; revelar as marcas influentes do processo educacional e seu impacto na vida escolar. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma narrativa sobre experiências profissionais e acadêmicas. Esse processo traz reflexões e questionamentos sobre os rumos da aprendizagem construída. Ao longo do processo da pesquisa, percebi a importância do papel da Língua de Sinais e da linguagem oral, da condição de ser surdo bilíngue e do reconhecimento da identidade surda. Então, tornei-me consciente de mim mesmo como um arquiteto profissional e professor. Essa pesquisa (auto) biográfica contribui diretamente para o meu autodesenvolvimento, assim como para outros surdos e profissionais que atuam na área.

Ler mais

Surdez: Narrativa (auto)biográfica da carreira acadêmica e profissional de um professor de Libras do ensino superior

  • DOI: 10.22533/at.ed.9562109023

  • Palavras-chave: Surdez. Educação de Surdos. Relato (auto)biográfico. Libras.

  • Keywords: Deafness. Deaf Education. (Auto) biographical report. Language Signs.

  • Abstract:

    The present study aimed to present the different aspects of academic and professional life, in the context of formal learning, through (self) biography. In addition, we present reflections on the history of being deaf in a deaf community and being deaf in a listening community; reveal the influential marks of the educational process and their impact on school life. In order to  achieve the proposed objective, a narrative about professional and academic experiences was made. This process brings reflections and questions about the direction of the constructed learning. Throughout the process of the research, I realized the importance of the role of Sign Language and oral language, the condition of being deaf bilingual and the recognition of deaf identity. Then I became aware of myself as a professional architect and teacher. This (auto) biographical research directly contributes to my self-improvement as well as other deaf people and  professionals who work in this field.

  • Número de páginas: 13

  • LUCI PASTOR MANZOLI
  • CAROLINE HELLEN RAMPAZZO ALVES
  • ROBERTO ANTONIO ALVES
Fale conosco Whatsapp