Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO: Conforme estudos pautados em revisões bibliográficas e noções prévias acerca do tema, utilizando-se o método dedutivo, pretende-se esclarecer um assunto que vêm ganhando cada vez mais espaço nas organizações, a Qualidade de Vida. Possibilitando a observação e a partir de qual momento percebeu-se que um funcionário não se sentindo confortável no ambiente empresarial e com frustrações cotidianas, não conseguiria se integrar ao sistema causando danos à equipe e pouco rendimento no trabalho. Ao deixar que problemas alheios interfiram em seu lado profissional, este deixa de contribuir para a coletividade como deveria. Porém, procura-se considerar que como ser humano, os problemas psicológicos não se desligam no ambiente de trabalho, restando à empresa utilizar estratégias e contribuir com programas de melhorias nesse processo para minimizar os impactos provenientes dessa temática. Atualmente, encontram-se vários problemas relacionados à falta de qualidade de vida nas organizações, tendo como resultado funcionários desmotivados a encarar sua rotina de trabalho e impactando negativamente sobre seu desempenho. Levando em consideração que o papel da empresa é fornecer incentivos para que gere motivação em cada funcionário, com recompensas, retribuições, mas principalmente empatia para com as frustrações pessoais e profissionais. Sobre esse tema ressaltou-se o porquê é tão importante que o funcionário se sinta bem dentro do seu ambiente de trabalho, não tirando o foco da produção, mas abordando o quão satisfatório para a empresa é garantir uma pequena mudança que beneficie e incentive seus funcionários a pensar que seu trabalho e bem-estar são importantes naquele ambiente. Abordou-se a evolução histórica da qualidade de vida nas organizações, desde que sua importância foi percebida, como o fator stress no trabalho foi tratado e colocado em questão sobre seus malefícios, bem como os impactos causados na produtividade. O valor percebido pelas empresas dos dias atuais sobre os investimento e adaptação à processos que valorizem a saúde física e psicológica dos seus funcionários e como isso pode influenciar em seus lucros. Também se observou a dificuldade para as empresas reconhecerem que a satisfação dos funcionários é fundamental para sua produtividade e que são eles seus recursos passíveis de ampliação, sendo assim, obtém ganhos não só financeiros, mas também para a estabilidade do ambiente empresarial, com a qualidade de vida dos colaboradores. 

Ler mais

QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

  • DOI: 10.22533/at.ed.79621040225

  • Palavras-chave: Palavras-chave: qualidade de vida; motivação; organizações.

  • Keywords: Keywords: quality of life; motivation; organizations.

  • Abstract:

    ABSTRACT: According to studies based on bibliographic reviews and previous notions about the theme, using the deductive method, it is intended to clarify a subject that has been gaining more space in organizations, Quality of Life. Making it possible to observe and from which moment it was noticed that an employee is not comfortable in the business environment and with daily frustrations, could not integrate into the system causing damage to the team and little income at work. By letting others' problems interfere with their professional side, it no longer contributes to the community as it should. However, we try to consider that as a human being, the psychological problems are not disconnected in the work environment, leaving the company to use strategies and contribute with programs of improvements in this process to minimize the impacts coming from this theme. Currently, there are several problems related to the lack of quality of life in organizations, resulting in unmotivated employees facing their work routine and negatively impacting their performance. Taking into consideration that the role of the company is to provide incentives to generate motivation in each employee, with rewards, retribution, but mainly empathy for personal and professional frustrations. Regarding this theme, it was highlighted why it is so important that the employee feels good inside his work environment, not focusing on production, but addressing how satisfactory the company is to ensure a small change that benefits and encourages its employees to think that their work and well-being are important in that environment. We approached the historical evolution of Quality of Life in organizations, since its importance was perceived, as the stress factor in the work was treated and questioned about its harms, as well as the impacts caused on productivity. The value perceived by companies today about investing and adapting to processes that value the physical and psychological health of their employees and how this can influence their profits. It was also noted the difficulty for companies to recognize that employee satisfaction is fundamental to their productivity and that they are their resources that can be enlarged, thus obtaining not only financial gains, but also for the stability of the business environment, with Quality of employees.

  • Número de páginas: 16

  • Carolina Mamede Pereira
  • Tuani Carla Fuzati
Fale conosco Whatsapp