Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ATENDIMENTO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ATENDIMENTO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

As metodologias ativas são formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, procurando solucionar os desafios nas atividades de prática.Avaliar o processo de ensino-aprendizagem através da metodologia ativa a partir da prática nos atendimentos dos alunos do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo analítico da prática denominada atendimento simulado, com alunos da disciplina Nutrição e Envelhecimento do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza.  Inicialmente, os alunos realizaram a resolução de estudos de casos envolvendo pacientes idosos. Após esse momento, participaram da aula prática envolvendo o atendimento simulado. Por fim, atendimentos com pacientes reais em abril e maio de 2017.  Para avaliar a importância dessa prática no processo de ensino-aprendizagem os alunos responderam a um formulário estruturado. Os dados foram analisados no programa Microsoft Excel, mostrados na forma de frequência simples e percentuais. Os alunos que já haviam participado de uma prática de atendimento nutricional foram 71,42%. Sobre entender como o nutricionista faz o acolhimento do paciente, desenvolve perguntas, colhe informações e realiza a antropometria 92% dos alunos responderam que ajudou muito e 8% disseram que ajudou pouco. Todos responderam que a prática do atendimento nutricional contribuiu muito para suas habilidades de comunicação com o paciente. E 77% responderam que a participação do monitor contribuiu muito no desenvolvimento da prática do atendimento nutricional. Nas questões subjetivas, em relação a prática do atendimento nutricional, se ajudou o aluno a ser mais confiante para exercer a prática clínica, todas as respostas foram sim. Assim a prática do atendimento vivenciada pelo aluno, impulsiona a exercer o seu papel profissional com qualidade, habilidade e segurança, ao associar o conhecimento teórico a prática. Conclui-se que a metodologia ativa é uma ferramenta muito útil no processo ensino-aprendizagem.

Ler mais

IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ATENDIMENTO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.96321170215

  • Palavras-chave: Metodologia ativa. Atendimento.

  • Keywords: Active Methodology. Attending.

  • Abstract:

    The active methodologies are ways to develop the learning process, using real or simulated experiences, searching for a solution to the practical activities challenges. To evaluate the teaching-learning process through the active methodology from practice in the students attendings from the Nutrition degree at Fortaleza University (Universidade de Fortaleza). It’s an analytical-practical study named simulated attending, with students of the Nutrition and Aging subject of the Nutrition degree at Fortaleza University. Initially, the students did a study resolution of cases involving elderly pacients. After the resolution, they participated on a practical class about simulated attending. Finally, they attended real pacients between april and may of 2017. To evaluate the importance of the practice on the teaching-learning process, the students answered a structured quiz. The datas were analysed on Excel program, showned as a simple frequency and percentage. The students that had participated on practical nutritional attending were 71,42%. Regarding the understanding about how the nutritionist do the pacients’ greeting, develop questions, get information and do the anthropometry: 92% of the students answered that the preview classes had helped a lot; 8% answered that it helped a little. All the students answered that the practice of nutritional attending added to their skills with the pacients. And 77% answered that the monitor’s participation added a lot to the development of the nutritional attending practice. Regarding the subjective questions, about the practice of nutritional attending: if it helped on their confidence to practice clinically, all the answers were ‘yes’. By this point of view is possible to see that a practical attending simulation performed by the student can increase their quality, skills and security as professionals by associating practice and theory. It assumes that the active methodology is an useful tool on the teaching-learing process. 

  • Número de páginas: 9

  • LorrainyUmbelina Alves de Sousa Cortez
  • Maria de Fátima Rebouças Antunes
  • Maria do Socorro Gomes de Pinho Pessoa
  • Rafaelle de Azevedo Santiago
  • Caroline Emiliane de Melo Tavares da Rosa e Silva
  • Meoneis Morais Costa Nascimento
Fale conosco Whatsapp