Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E ESCOLAS DO CAMPO, UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL: INICIANDO O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PPP EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO AMAZONAS

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E ESCOLAS DO CAMPO, UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL: INICIANDO O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PPP EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO AMAZONAS

A construção do projeto pedagógico das escolas do campo tem sido um dos alicerces para a busca da identidade e luta pela manutenção e qualidade das instituições escolares presentes no campo, além do fortalecimento do movimento social que luta por uma educação com qualidade social. Por outro lado, há um predomínio de práticas pedagógicas e projetos pedagógicos vinculados aos mesmos princípios e parâmetros seguidos pelas escolas da cidade, com calendários que não atendem às intencionalidades e especificidades socioculturais das populações que residem e trabalham no campo, nas florestas e assentamentos da região. Este trabalho tem a finalidade de descrever a participação de uma turma de acadêmicos na elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola da zona rural do município de Benjamin Constant, especificamente buscou conhecer por meio da vivência prática a elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) em uma escola do campo no contexto da proposta da disciplina “Prática Curricular nas Escolas Rurais”; e contribuir na reflexão e criação do PPP, sugerindo a inserção de temas voltados a realidade da comunidade no contexto amazônico. Para esta participação foram desenvolvidas atividades com a finalidade de levar sugestões e outros olhares a serem considerados no projeto da escola. 

Ler mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E ESCOLAS DO CAMPO, UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL: INICIANDO O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PPP EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO AMAZONAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.9322118025

  • Palavras-chave: Educação do campo; Projeto Político Pedagógico; Amazonas.

  • Keywords: Rural education; Pedagogical Political Project; Amazonas.

  • Abstract:

    The construction of the pedagogical project for rural schools has been one of the foundations for the search for identity and the struggle for the maintenance and quality of school institutions present in the field, in addition to strengthening the social movement that fights for education with social quality. On the other hand, there is a predominance of pedagogical practices and pedagogical projects linked to the same principles and parameters followed by schools in the city, with timetables that do not meet the socio-cultural intentions and specificities of the populations that reside and not the countryside, in the forests and settlements of the region. This work has a description of the participation of a group of academics in the elaboration of the Political Pedagogical Project of a school in the rural area of ​​the city of Benjamin Constant, specifically sought to know through experience the practice of a Political Pedagogical Project (PPP) in a rural school in the context of the proposed “Curricular Practice in Rural Schools”; and contribute to the reflection and creation of the PPP, suggesting the insertion of themes focused on the reality of the community in the Amazon context. For this participation, activities were developed with the practice of taking suggestions and other perspectives to be considered in the school project.

  • Número de páginas: 11

  • Diones Lima de Souza
  • Jarliane da Silva Ferreira
  • Edilanê Mendes dos Santos
Fale conosco Whatsapp