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capa do ebook DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

As disciplinas de programação estão entre as mais complexas para os alunos, apresentando altos índices de desistência e reprovação. Visando minimizar este problema, muitas abordagens têm sido propostas. Uma delas envolve o desenvolvimento de jogos. Neste sentido, e necessário investigar como os conteúdos presentes tradicionalmente nas ementas e conteúdos programáticos podem ser trabalhados com a utilização de jogos. Para desenvolver jogos podem ser utilizados diversos frameworks. Este trabalho teve como objetivo analisar um desses frameworks, o JavaFX, no contexto do ensino e aprendizagem de programação orientada a objetos. Sendo assim, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico destacando as dificuldades do ensino da programação. A seguir foram apresentados os benefícios da utilização de ferramentas digitais e dos jogos no ensino, e então foi realizado um estudo do framework JavaFX. Após isso, foi feito o levantamento dos conteúdos da disciplina de programação orientada a objetos. Tais conteúdos foram trabalhos por meio do desenvolvimento de um jogo, que teve as interfaces criadas com o JavaFX. Então foi aplicada uma atividade com um grupo de estudantes de cursos de tecnologia, na qual desenvolveram um jogo utilizando os conceitos da programação orientada a objetos. Ao fim desta atividade, foi aplicado um questionário avaliando o aprendizado e a opinião dos estudantes sobre o experimento. A partir disso foi realizada uma análise na qual constatou-se que os estudantes foram capazes de aprender os conceitos básicos de orientação a objetos, pois se tornaram menos abstratos. Também foi constatado que os alunos consideraram a atividade mais lúdica e atrativa.

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DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

  • DOI: 10.22533/at.ed.8712119025

  • Palavras-chave: Orientação a objetos. Jogos no ensino. Programação. JavaFX.

  • Keywords: Object orientation. Games in teaching. Programming. JavaFX.

  • Abstract:

    Programming disciplines are among the most complex for students, with high dropout and failure rates. In order to minimize this problem, many approaches have been proposed. One of then involves game development. In this sense, it is necessary to investigate how the contents traditionally present in the discipline program can be worked with the use of games. To develop games, several frameworks can be used. This work aimed to analyze one of these frameworks, JavaFX, in the context of teaching and learning object-oriented programming. Therefore, a bibliographic survey was first carried out highlighting the difficulties of teaching programming. The following, benefits of using digital tools and games in teaching were presented, and then a study of the JavaFX framework was performed. After that, the content of the object-oriented programming discipline was surveyed. Such contents were works through the development of a game, which had the interfaces created with JavaFX. Then an activity was applied with a group of students of technology courses, in which they developed a game using the concepts of object-oriented programming. At the end of this activity, a questionnaire was applied to assess students’ learning and opinion about the experiment. From this, an analysis was carried out in which it was found that students were able to learn the basic concepts of object orientation, as they became less abstract. It was also found that the students considered the activity more playful and attractive.

  • Número de páginas: 15

  • Carlos Eduardo Ribeiro
  • Daniela de Freitas Guilhermino Trindade
  • José Reinaldo Merlin
  • Rafael Lucas da Costa
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