Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Perspectivas para docência no ensino superior: a prática pedagógica em duas universidades públicas do nordeste

Perspectivas para docência no ensino superior: a prática pedagógica em duas universidades públicas do nordeste

Ao pensar a didática na educação

superior faz-se necessário que as possibilidades

de ensino favoreçam a reflexão, o diálogo, o

questionamento, assim como a coparticipação

no processo de ensino-aprendizagem entre

professor e aluno. Sendo assim, o objetivo

dessa pesquisa é analisar a organização do

trabalho pedagógico de docentes efetivos em

duas universidades públicas do Nordeste.

Trata-se de um estudo de campo com

abordagem qualitativa onde foi utilizado um

roteiro de observação para coleta de dados e

para fase analítica nos utilizamos da análise

de conteúdo categorial por temática. Fizeram

parte do estudo professores do ensino superior

dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em

Educação Física. Para cada aula observada

um roteiro foi preenchido, compreendendo um

total de 11 aulas e carga-horária de 32 horas.

Os resultados foram descritos a partir dos

tópicos norteadores do roteiro de observação.

Identificou-se que houve nítida relação do

conteúdo tratado com a cultura vivida dos

alunos; boa relação professor-aluno; os

estudantes conseguiram fazer a extrapolação

do saber, trazendo situações problemas,

em que o professor mediando, conseguia

resgatar conteúdos; os professores buscavam

problematizar o conhecimento quando recebiam

dúvidas, assim como os mesmos se utilizaram

de diversas técnicas e métodos como aulas

expositivas dialogadas, utilizando data show,

quadro, texto impressos, som. Conclui-se que

há uma preocupação com a qualificação da

prática pedagógica dos referidos professores

nestas Universidades públicas. Investigações

como esta são experiências significativas para

os professores em formação nos cursos de pósgraduação,

uma vez que propicia momentos

de aprendizagem e reflexão sobre a prática

docente.

Ler mais

Perspectivas para docência no ensino superior: a prática pedagógica em duas universidades públicas do nordeste

  • DOI: 10.22533/at.ed.92518021218

  • Palavras-chave: Didática; Organização do trabalho pedagógico; Docência.

  • Keywords: Didactics; Organization of pedagogical work; Teaching.

  • Abstract:

    When thinking about didactics in higher education, it is necessary that the

    teaching possibilities favor reflection, dialogue, questioning and coparticipation in the

    teaching-learning process between teacher and student. Therefore, the objective of this

    research is to analyze the organization of the pedagogical work of effective teachers in

    two public universities in the Northeast. This is a field study with a qualitative approach

    where an observation roadmap was used for data collection and for the analytical phase

    we used categorical content analysis by theme. Teachers of the higher education of

    the courses of Degree and Bachelor in Physical Education were part of the study. For

    each class observed a script was completed, comprising a total of 11 classes and a 32-

    hour workload. The results were described from the guiding topics of the observation

    script. It was identified that there was a clear relation of the content treated with the

    lived culture of the students; good teacher-student relationship; the students were

    able to extrapolate the knowledge, bringing problems situations, in which the teacher

    mediating, could rescue contents; the teachers tried to problematize the knowledge

    when they received doubts, just as they used various techniques and methods such as

    expository dialogues using data show, picture, printed text, sound. It is concluded that

    there is a concern with the qualification of the pedagogical practice of said professors in

    these public universities. Investigations like this are significant experiences for teachers

    in postgraduate training, since it provides moments of learning and reflection on the

    teaching practice.

  • Número de páginas: 15

  • Giselly dos Santos Holanda
Fale conosco Whatsapp