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Perspectivas para docência no ensino superior: a prática pedagógica em duas universidades públicas do nordeste

Ao pensar a didática na educação superior faz-se necessário que as possibilidades de ensino favoreçam a reflexão, o diálogo, o questionamento, assim como a coparticipação no processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar a organização do trabalho pedagógico de docentes efetivos em duas universidades públicas do Nordeste. Trata-se de um estudo de campo com abordagem qualitativa onde foi utilizado um roteiro de observação para coleta de dados e para fase analítica nos utilizamos da análise de conteúdo categorial por temática. Fizeram parte do estudo professores do ensino superior dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Para cada aula observada um roteiro foi preenchido, compreendendo um total de 11 aulas e carga-horária de 32 horas. Os resultados foram descritos a partir dos tópicos norteadores do roteiro de observação. Identificou-se que houve nítida relação do conteúdo tratado com a cultura vivida dos alunos; boa relação professor-aluno; os estudantes conseguiram fazer a extrapolação do saber, trazendo situações problemas, em que o professor mediando, conseguia resgatar conteúdos; os professores buscavam problematizar o conhecimento quando recebiam dúvidas, assim como os mesmos se utilizaram de diversas técnicas e métodos como aulas expositivas dialogadas, utilizando data show, quadro, texto impressos, som. Conclui-se que há uma preocupação com a qualificação da prática pedagógica dos referidos professores nestas Universidades públicas. Investigações como esta são experiências significativas para os professores em formação nos cursos de pósgraduação, uma vez que propicia momentos de aprendizagem e reflexão sobre a prática docente.

Perspectivas para docência no ensino superior: a prática pedagógica em duas universidades públicas do nordeste

DOI: 10.22533/at.ed.92518021218

Palavras chave: Didática; Organização do trabalho pedagógico; Docência.

Keywords: Didactics; Organization of pedagogical work; Teaching.

Abstract:

When thinking about didactics in higher education, it is necessary that the teaching possibilities favor reflection, dialogue, questioning and coparticipation in the teaching-learning process between teacher and student. Therefore, the objective of this research is to analyze the organization of the pedagogical work of effective teachers in two public universities in the Northeast. This is a field study with a qualitative approach where an observation roadmap was used for data collection and for the analytical phase we used categorical content analysis by theme. Teachers of the higher education of the courses of Degree and Bachelor in Physical Education were part of the study. For each class observed a script was completed, comprising a total of 11 classes and a 32- hour workload. The results were described from the guiding topics of the observation script. It was identified that there was a clear relation of the content treated with the lived culture of the students; good teacher-student relationship; the students were able to extrapolate the knowledge, bringing problems situations, in which the teacher mediating, could rescue contents; the teachers tried to problematize the knowledge when they received doubts, just as they used various techniques and methods such as expository dialogues using data show, picture, printed text, sound. It is concluded that there is a concern with the qualification of the pedagogical practice of said professors in these public universities. Investigations like this are significant experiences for teachers in postgraduate training, since it provides moments of learning and reflection on the teaching practice.

Autores

  • Giselly dos Santos Holanda