Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: o que mudou transcorridos dez anos da Lei 10.639/03?

REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: o que mudou transcorridos dez anos da Lei 10.639/03?

Considerando a centralidade do livro didático no processo de construção das representações, a pesquisa que consubstanciou esse artigo buscou identificar mudanças discursivas e imagéticas na maneira pela qual a escravidão-negra é representada em livros didáticos de História publicados nos dez anos posteriores à sanção da Lei nº 10.639/03. Para tanto, o livro didático foi tomado como um dos mais importantes recursos pedagógicos utilizados no ensino de História. Partiu-se da hipótese de que ao tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino da educação básica, a referida lei demandou a atualização dos referenciais historiográficos que por décadas balizaram as representações acerca da escravidão impressas nos manuais voltados ao ensino de História. Na busca de respostas a essa questão, foram analisados os livros que compõem a coleção História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Júnior, publicados entre 2003 e 2013.

Ler mais

REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: o que mudou transcorridos dez anos da Lei 10.639/03?

  • DOI: 10.22533/at.ed.8022101028

  • Palavras-chave: Livro didático; Representações; Escravidão

  • Keywords: Textbook; Representations; Slavery

  • Abstract:

    Considering the centrality of the textbook in the process of building representations, the research that substantiates this article sought to identify discursive and imaginary changes in the way in which black slavery was represented in history textbooks published in the ten years after the sanction of the Law No. 10,639 / 03. For that, the textbook was taken as one of the most important pedagogical resources used in the teaching of History. It started from the hypothesis that by making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory in primary education establishments, that law demanded the updating of historiographic references that for decades marked the representations about slavery printed in the manuals. aimed at teaching history. In search of answers to this question, the books that make up the collection History, Society and Citizenship of Alfredo Boulos Júnior, published between 2003 and 2013, were analyzed.

  • Número de páginas: 13

  • Áurea Silva Oliveira
  • Caio Pinheiro Oliveira
Fale conosco Whatsapp