Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

Considerando a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário, reconhecemos a extensão como lócus privilegiado para observação, reflexão e aprendizagem sobre a docência, articulando-se ao ensino e à pesquisa no processo de formação dos futuros professores. Definimos então, a seguinte problemática: quais são as possíveis contribuições de projeto extensionista na formação de licencianda em Pedagogia? A partir da problemática delimitamos o objetivo: refletir sobre as contribuições de projeto extensionista intitulado: “A dimensão didática no trabalho docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar”, em processo formativo de acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. No relato, contemplamos a análise reflexiva sobre a participação de licencianda nas ações extensionistas no ambiente escolar, apoiando-nos nas contribuições de Alves (2007); Elbaz-Luwisch (2002); Sforni (2012); Veiga (2006); Freire (2014; 2015); Pimenta (2015) e Franco (2012). Privilegiamos na discussão aspectos vivenciados nas atividades de extensão, contemplando reflexões sobre Didática e ensino. No projeto extensionista, as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos consistem em observações realizadas junto aos professores parceiros das escolas, no sentido de conhecer o trabalho desenvolvido, a produção de narrativas sobre experiências vivenciadas na escola, em sala de aula e nos encontros de estudos sobre temas relativos à Didática. Nas conclusões ressaltamos o desenvolvimento do olhar atento para a sala de aula, observando as relações entre os elementos do processo didático, o pensar sobre a relação teoria e prática na docência, bem como o reconhecimento de aspectos significativos que permeiam os processos de formação de professores, ensino e aprendizagem, por meio da aproximação via projeto de extensão entre professores da Educação Básica, licencianda e docentes no Ensino Superior.

Ler mais

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.3382113016

  • Palavras-chave: Extensão universitária. Formação de professores. Prática pedagógica.

  • Keywords: University extension. Teacher training. Pedagogical practice.

  • Abstract:

    Considering the necessary inseparability between teaching, research and extension in the university context, we recognize extension as a privileged locus for observation, reflection and learning about teaching, articulating to teaching and research in the process if training future teachers. We then defined the following problem: what are the possible contributions of na extension project in the training of undergraduate studentes in Pedagogy? Based on the problem, we defined the objective: to reflect on the contributions of an extension project entitled: “The didactic dimension in teaching work: the relationships between teaching, learning, researching and evaluating”, in an academic training process of the Degree in Pedagogy at the Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. In the report, we contemplate the reflective analysis on the participation of undergraduate students in extension activities in the school environment, based on the contributions of Alves (2007); Elbaz-Luwisch (2002); Sforni (2012); Veiga (2006); Freire (2014; 2015); Pimenta (2015) and Franco (2012). In the discussion, we privilege aspects experienced in the extension project, the activities developed by the academics consist of observations made with the partner teachers of the schools, in order to get to know the work developed, the production of narratives about experiences lived in the school, in the classroom and in the study meetings on relative topics to Didactics. In the conclusions, we highlight the development of an attentive look at the classroom, observing the relationships betwen the elements of the didactic process, thinking about the relationship between theory and practice in teaching, as well as the recognition of significant aspects that permeate the teacher training processes, teaching and learning, through the approximation by an extension project between Basic Education teachers, undergraduate students and teachers in Higher Education.

  • Número de páginas: 10

  • Karina Regalio Campagnoli
  • Denise Puglia Zanon
Fale conosco Whatsapp