Visualizações

18

O PERFIL EMPREENDEDOR NA INFLUÊNCIA POSITIVA DA BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA AO EMPREENDEDORISMO

Pode-se perceber um grande crescimento de atividades empreendedoras, devido à grande dificuldade em se inserir ou retornar ao mercado de trabalho, totalizando em 13,7 milhões de desempregados atualmente. Esse trabalho objetiva analisar se os estudantes de administração de cursos técnicos e graduação apresentam um comportamento de Busca de Oportunidade e Iniciativa em empreender. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem quantitativa, em que foram coletados 187 questionários, e assim, analisar a relação dos construtos Autoconfiança, Correr Risco Calculado, e Planejamento e Monitoramento Sistemático. Para realizar os testes das hipóteses, foi utilizado o software SPSS versão 23, em que observa-se uma significância entre os construtos. Este estudo concluiu-se que a Busca de Oportunidade e Iniciativa é influenciado positivamente pela Autoconfiança, Correr Riscos Calculados e o Planejamento e Monitoramento Sistemático, de forma que, quando esses fatores são percebidos pelo empreendedor, ele aceita buscar oportunidades e iniciar um negócio.

O PERFIL EMPREENDEDOR NA INFLUÊNCIA POSITIVA DA BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA AO EMPREENDEDORISMO

DOI: 10.22533/at.ed.14421080210

Palavras chave: Perfil Empreendedor, Estudantes de Administração, Oportunidade

Keywords: Entrepreneurial Profile, Business Students, Opportunity

Abstract:

One can see a great growth in entrepreneurial activities, due to the great difficulty in entering or returning to the labor market, totaling 13.7 million unemployed currently. This work aims to analyze if the students of administration of technical courses and graduation present a behavior of Search of Opportunity and Initiative in undertaking. The research is based on a quantitative approach, in which 187 questionnaires were collected, and thus, to analyze the relationship of the constructs Self-Confidence, Taking Calculated Risk, and Systematic Planning and Monitoring. In order to perform the hypothesis tests, SPSS version 23 software was used, in which there is a significance between the constructs. This study concluded that the Search for Opportunity and Initiative is positively influenced by Self-confidence, Taking Calculated Risks and Planning and Systematic Monitoring, so that when these factors are perceived by the entrepreneur, he accepts to seek opportunities and start a business.

Autores

  • Carlos Takashi Konaka