Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook 'Educación Artística Plástica y Visual: tendencias investigativas de posgrados en Colombia 2014-2018

'Educación Artística Plástica y Visual: tendencias investigativas de posgrados en Colombia 2014-2018

Este artigo apresenta resultados coletados a partir de uma abordagem de pesquisa básica para a compreensão dos temas e metodologias que caracterizam a produção do conhecimento investigativo em mestres e doutores em educação artística na Colômbia. Os resultados obtidos foram limitados devido à escassa informação estruturada disponível e dispersa na web e nas universidades do país que atualmente oferecem cursos de pós-graduação em educação artística. Na Colômbia, é necessário fortalecer e desenvolver políticas de educação artística, redes acadêmicas e associações de professores de arte para gerar e administrar mais recursos de pesquisa e disseminação do conhecimento tecnológico e artístico. Este projeto ajuda a reduzir a lacuna de conhecimento dos últimos cinco anos nesta área educacional. A questão de pesquisa proposta foi: Quais as tendências temáticas e metodologias de pesquisa que se caracterizam na Educação de Artes Plásticas e Visuais na Colômbia para interpretar seu horizonte de pesquisa de acordo com a produção acadêmica do período 2014-2018, na linha de pesquisa de Mestrado e doutorado em arte? A intenção da análise comparativa é distinguir quais tendências de pesquisa são semelhantes nesses cursos de pós-graduação e localizar quais delas se destacam no período de estudo delimitado. Utilizou-se a metodologia da pesquisa documental bibliográfica com abordagem qualitativo, utilizando alguns métodos e instrumentos analíticos como a matriz bibliográfica, resumo analítico, análise de conteúdo e interpretação dos resultados. A discussão dos resultados e conclusões desta pesquisa foi realizada no capítulo final do projeto de graduação.

Ler mais

'Educación Artística Plástica y Visual: tendencias investigativas de posgrados en Colombia 2014-2018

  • DOI: 10.22533/at.ed.40920021212

  • Palavras-chave: educação artística, artes visuais, cursos de pós-graduação, tendências de pesquisa

  • Keywords: art education, visual arts, postgraduate courses, research trends

  • Abstract:

    This article presents results gathered from a basic research approach to understanding the themes and methodologies that characterize the production of investigative knowledge in art education masters and doctorates in Colombia. The results obtained were limited and few due to the scarce structured information available that is scattered on the web and in the country's universities that currently offer postgraduate courses in arts education. In Colombia, it’s necessary to strengthen and develop art education policies, academic art networks, and art teacher associations to generate and manage more research resources and dissemination of technological and artistic knowledge. This project helps to reduce the knowledge gap of the last five years in this educational field. The proposed research question was: What are the thematic trends and research methodologies that are characterized in the Art Education of Visual and Fine Arts in Colombia to interpret its research horizon according to the academic production of the 2014-2018 period, in the Master and Doctorate courses of Art Education Research? The comparative analysis intends to distinguish which research trends are similar in these postgraduate courses and to locate which of them stand out in the delimited study period. The bibliographic documentary research methodology was used with a qualitative approach, using some analytical methods and instruments such as the bibliographic matrix, analytical summary, content analysis, and interpretation of results. The discussion of the findings and conclusions of this research was carried out in the final chapter of the degree project.

  • Número de páginas: 15

  • GERMAN ROJAS GÁMEZ
Fale conosco Whatsapp