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capa do ebook CICLOS DE APRENDIZAGEM NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

CICLOS DE APRENDIZAGEM NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

O objetivo geral desta pesquisa é o de compreender como se configura a transição escolar na prática de professores que atuam na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) organizadas em ciclos de aprendizagem, a fim de discutir a formação continuada dos professores. Os objetivos específicos são: Conhecer a proposta da organização do currículo em ciclos de aprendizagem; refletir o posicionamento de professores sobre a transição escolar na proposta dos ciclos de aprendizagem; ponderar criticamente sobre a oferta de formação continuada dos professores dentro da proposta de ciclos de aprendizagem na SEEDF. A abordagem é qualitativa, e tem a pesquisa documental e bibliográfica como cenário para análise desta proposta de reorganização da educação em ciclos. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Ferreira (2003) Freitas (2003); Imbernón (2005); Mainardes, (2009); Redua (2003); Souza (2004). Esta investigação refletiu-se sobre as contribuições do currículo organizado em ciclos, assim como algumas dificuldades e desafios que dele emergem. Verificou-se que o regime de ciclos foi implantado na Sectretaria de Estado e Eduacação, incialmente, em 2005, contudo há registros que o termo “Bloco único” foi utilizado no Rio de Janeiro em 1979, mostrando que antes de sua implementação oficial já se havia uma busca por melhorias no processo de aprendizagem nesse formato de organização curricular. O presente trabalho sugere um estudo aprofundado, observando a necessidade de se atingir uma compreensão mais clara, ampla e crítica da proposta de ensino ancorado nos ciclos de aprendizagem e as implicações na formação continuada dos professores. Com essa analise procura-se considerar os aspectos descritos nos objetivos da pesquisa, a fim de tornar esta, um recurso de reflexão para os professores e demais profissionais que trabalham com essa proposta.

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CICLOS DE APRENDIZAGEM NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

  • DOI: 10.22533/at.ed.80221010219

  • Palavras-chave: Currículo em Ciclos de Aprendizagem – Transição Escolar – Formação Continuada de Professores.

  • Keywords: Learning Cycle Curriculum - School Transition - Continuing Teacher Education.

  • Abstract:

    The general objective of this research is to understand how the school transition is configured in the practice of teachers who work in the Secretary of State and Education of the Federal District (SEEDF) organized in learning cycles, in order to discuss the continuing education of teachers. The specific objectives are: To know the proposal of the organization of the curriculum in learning cycles; reflect the position of teachers on the school transition in the proposed learning cycles; ponder critically on the provision of continuing education for teachers within the proposed SEEDF learning cycles. The approach is qualitative, and has documentary and bibliographic research as a scenario for analyzing this proposal to reorganize education in cycles. To theoretically base the research some theorists were used, among them: Ferreira (2003) Freitas (2003); Imbernón (2005); Mainardes, (2009); Redua (2003); Souza (2004). This investigation reflected on the contributions of the curriculum organized in cycles, as well as some difficulties and challenges that arise from it. It was found that the cycle regime was implemented in the State and Education Sectretaria, initially in 2005, however there are records that the term “Single block” was used in Rio de Janeiro in 1979, showing that before its official implementation it was already there was a search for improvements in the learning process in this format of curricular organization. The present work suggests an in-depth study, observing the need to achieve a clearer, broader and more critical understanding of the teaching proposal anchored in the learning cycles and the implications for the continuing education of teachers. With this analysis, we try to consider the aspects described in the research objectives, in order to make this a reflection resource for teachers and other professionals who work with this proposal.

  • Número de páginas: 13

  • Otília M.A. da Nóbrega Dantas
  • Lívia Gonçalves de Oliveira
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