Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O presente artigo tem como tema “O lúdico no desenvolvimento da criança: processo de ensino-aprendizagem”, devido à indagação se ocorre à aplicabilidade ou não da ludicidade por meio do descobrimento e da criatividade, e se a criança pode manifestar-se, condecorar e dar nova forma a realidade no contexto educativo. A fim de que o lúdico avance no processo e ensino na área educacional é necessário refletir sobre o conhecimento e o processo de ensinagem. O objetivo é analisar de que maneira são feitos esses procedimentos lúdicos em sala de aula e identificar se tal forma ajuda a criança no processo de aprendizagem. O objeto principal é fazer uma análise de como são feitos os procedimentos do para a aplicabilidade da ludicidade em sala de aula e identificar se realmente ocorre a aplicação do lúdico e do conhecimento em si. Com a seguinte problematização: Qual a diferença ou estratégia ao se aplicar o lúdico junto as atividades em sala de aula? Os resultados obtidos em relação a esse problema é que o “Lúdico” é o modo mais fácil de desenvolver a habilidade e criatividade da criança fazendo com que elas remetem a brincadeira ou jogos, músicas, danças, teatro, desenhos aos conceitos que o professor já assinalava com o intuito de ensinar de forma interativa.

 

 

Ler mais

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.33821130122

  • Palavras-chave: Lúdico, brincar, ensino-aprendizagem.

  • Keywords: Playful, playing, teaching-learning.

  • Abstract:

    The present article has as its theme "The playful in the child's development: teaching-learning process", due to the question of whether or not the applicability occurs through the ludicity through discovery and creativity, and whether the child can manifest, decorate and shape reality in the educational context. In order for the playful to advance in the process and teaching in the educational area it is necessary to reflect on the knowledge and the teaching process. The objective is to analyze how these playful procedures are done in the classroom and identify whether this way helps the child in the learning process. The main object is to make an analysis of how the procedures are made for the applicability of ludicity in the classroom and identify whether the application of play and knowledge itself really occurs. With the following problematization: What is the difference or strategy when applying the playful together the activities in the classroom? The results obtained in relation to this problem is that "Playful" is the easiest way to develop the child's skill and creativity, making them refer to games or games, music, dances, theater, drawings to the concepts that the teacher already pointed out in order to teach interactively.

  • Número de páginas: 11

  • ANGÉLICA OLIONI DOS SANTOS
  • CÍCERO GUILHERME DA SILVA
  • JOSIANE DO PILAR SANTOS DE SOUZA
  • MARA HELENA CARNEIRO
  • MARIA ALVES DE SOUZA FILHA
  • ONILSA PEREIRA DE SOUZA
  • NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO
Fale conosco Whatsapp