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capa do ebook A PUBLICIDADE E O SENTIDO NA CONTEMPORANEIDADE: QUESTÕES COMPLEXAS DIANTE DE UMA CRISE DE LINGUAGEM

A PUBLICIDADE E O SENTIDO NA CONTEMPORANEIDADE: QUESTÕES COMPLEXAS DIANTE DE UMA CRISE DE LINGUAGEM

Em meio a um contexto crítico – que não se resume a um cenário de restrição financeira ou de ajustamento econômico, configurando-se muito mais como uma crise generalizada de linguagem –, a comunicação publicitária se vê questionada em seus objetivos, em sua eficiência, em sua credibilidade. Este texto procura explorar conceitualmente as funções assumidas pela publicidade na atualidade, tendo como referencial teórico os estudos que relacionam consumo, propaganda e sentido – marcadamente a antropologia do consumo, as teorias contemporâneas da publicidade e a semiótica. Procura também, como esforço empírico, analisar casos recentes de ações publicitárias que – cada qual em seu meio, cada qual em seu mercado, cada qual com a sua linguagem – resultaram em grandes polêmicas, com imensa repercussão negativa. A partir dos casos analisados e da reflexão teórica proposta, quer-se discutir alguns dos desafios impostos à publicidade nesta contemporaneidade atravessada pelo consumo.

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A PUBLICIDADE E O SENTIDO NA CONTEMPORANEIDADE: QUESTÕES COMPLEXAS DIANTE DE UMA CRISE DE LINGUAGEM

  • DOI: 10.22533/at.ed.2122109022

  • Palavras-chave: publicidade; consumo; linguagem publicitária; crise; marca

  • Keywords: advertising; consumption; advertising language; crisis; brand

  • Abstract:

    Within a critical context - which is not limited to a scenario of financial constraint or economic adjustment, becoming much more like a generalized crisis of language -, advertising finds itself questioned in its objectives, in its efficiency, in its credibility. This text aims to conceptually explore the functions assumed by advertising today, having as theoretical framework the studies that relate consumption, advertising and meaning - specifically anthropology of consumption, contemporary theories of advertising and semiotics. It also seeks, as an empirical effort, to analyze recent cases of advertising actions that - each in its own environment, each in its market, each with its own language - resulted in great controversies, with immense negative repercussions. Based on the cases analyzed and considering the proposed theoretical reflection, the article also proposes a discussion about some of the challenges that advertising has to face in contemporary times, characterized by the logic of consumption.

  • Número de páginas: 18

  • Silvio Koiti Sato
  • Bruno Pompeu
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