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capa do ebook Espiritismo e educação no século XIX: interfaces com a laicidade do estado francês

Espiritismo e educação no século XIX: interfaces com a laicidade do estado francês

Este artigo tem como objetivo principal estudar as relações tecidas entre o discurso espírita francês do século XIX e a proposta de uma educação laica desenvolvida pela Terceira República Francesa. Neste período consolida-se a presença do estado no terreno educacional, impulsionando a sua laicização com as leis de 1881 e 1882, as quais tornaram o ensino livre, obrigatório e gratuito. O Espiritismo vai endossar o projeto de laicização, contudo revestindo o seu discurso de características não redutíveis ao projeto governamental. A identidade ao mesmo tempo filosófica, científica e religiosa pretendida pelo discurso espírita terá consequências diretas nas singularidades de sua proposta educacional.

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Espiritismo e educação no século XIX: interfaces com a laicidade do estado francês

  • DOI: 10.22533/at.ed.9492108021

  • Palavras-chave: Educação; Espiritismo; Laicidade

  • Keywords: Education; Spiritism; Secularity

  • Abstract:

    This article aims study the relationships created between the French spiritist discourse of the XIX century and the proposal of a secular education developed by the French Third Republic. In this period consolidates the state's presence in the educational field, boosting its secularization with the 1881 and 1882 laws, which made education free, compulsory and gratuitous. Spiritism will endorse the secularization project, however covering your discourse characteristics not reducible to the government project. The identity at the same time philosophical, scientific and religious intended by the spirit discourse will have direct consequences on the singularities of its educational proposal.

  • Número de páginas: 21

  • Artur Cesar Isaia
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