Visualizações

6

A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Este presente estudo verificou observar a importância da química que ocorreu ao longo da história do homem. Tendo em vista as tendências do ensino da química para a realidade a qual os alunos do ensino médio necessitam, a indigência em fazer uma interação sobre o histórico e o ensino da química, a partir de pesquisa historiográfica, passa a ser de suma importância que a química irá corroborar para a transformação de conceitos científicos que serão de grande valia para que o aluno realmente possa aprender a relevância das temáticas ensinadas em sala de aula. O presente trabalho se baseou nos modelos de pesquisa qualitativa, na qual a fundamentação foi embasada em diversos autores a partir de revisão bibliográfica. Com o intuito da valorização da história da química como ciência do ser humano possa obter sua real importância nas escolas, e em especial para os alunos do ensino médio é necessário que se observe que este estudo não dever estar ancorado apenas em o simples fato de decorar datas e nomes; será necessário que a elaboração do plano de aula dos docentes envolvidos nesta disciplina estejam permeados pelos conhecimentos epistemológicos a respeito da função da química como ciência para além da necessidade de realizarem provas ou exames avaliativos, estimulando o ensino descontextualizado.

A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

DOI: 10.22533/at.ed.6312020115

Palavras chave: Ciência da Química, Ensino de Química, Construção do Conhecimento, História da Química, Livros de Química.

Keywords: Chemistry Science, Chemistry Teaching, Knowledge Building, History of Chemistry, Chemistry Books.

Abstract:

This present study verified to observe the importance of the chemistry that happened throughout the history of the man. In view of the teaching trends in chemistry for the reality that high school students need, the indigence in making an interaction about the history and teaching of chemistry, based on historiographical research, becomes of paramount importance that the chemistry will corroborate for the transformation of scientific concepts that will be of great value so that the student can really learn the relevance of the themes taught in the classroom. The present work was based on qualitative research models, in which the rationale was based on several authors based on a bibliographic review. In order to enhance the history of chemistry as a science of the human being, it can obtain its real importance in schools, and especially for high school students it is necessary to note that this study should not be anchored only in the simple fact of decorating dates and names; it will be necessary that the elaboration of the lesson plan of the teachers involved in this discipline are permeated by the epistemological knowledge regarding the function of chemistry as a science in addition to the need to carry out tests or evaluative exams, stimulating decontextualized teaching.

Autores

  • Ana Deuza da Silva Soares
  • Cliciane Magalhaes da Silva
  • Jamilla de Nazaré de Oliveira Almeida
  • Daniela Duarte de Sousa
  • Raimme Paola do Nascimento Pinto
  • Carlos Arthur Araújo Assunção