Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook HERBÁRIOS COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO SAMES NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

HERBÁRIOS COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO SAMES NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

RESUMO: Os espaços não formais de educação possuem perfil multidisciplinar de ensino que podem auxiliar nos vários aspectos da formação cidadã. Uns dos espaços não formais são os herbários, que são considerados como importante ferramenta para a obtenção de conhecimento e documentação da flora, além de ser instrumento eficaz de ensino, onde teoria e a prática se complementam. Esse trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades do Herbário SAMES como recurso didático para o Ensino Básico, no norte do Espírito Santo. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado para 22 professores do ensino básico, com o intuito de expor as percepções dos mesmos sobre as potencialidades de um herbário como espaço não formal de Educação. Foi verificado entre os herbários brasileiros, ligados a Rede Brasileira de Herbários, informações sobre a existência de projetos políticos pedagógicos e atividades voltadas para a educação básica, desenvolvidos pelos mesmos. Como resultado, os professores do ensino básico mencionaram o interesse na utilização do Herbário SAMES como espaço não formal de ensino, apresentaram pontos positivos, negativos, além de sugestões e fatores que facilitariam ou dificultariam o uso do herbário e a contribuição do mesmo na formação e prática docente. Acerca da análise do questionário aplicado aos curadores, um total de 45 herbários contribuíram com respostas. Dentre essas respostas, observamos que quatro herbários possuem Projeto Político Pedagógico, porém não realizam atividades voltadas para o ensino básico. O trabalho mostrou a importância do Herbário SAMES como espaço não formal de ensino para educação, atuando como suporte para o ensino formal na construção do processo de ensino-aprendizagem.

Ler mais

HERBÁRIOS COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO SAMES NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

  • DOI: 10.22533/at.ed.4922002129

  • Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ensino de Biologia, Ensino de Botânica

  • Keywords: Teaching-learning, Biology teaching, Botany teaching.

  • Abstract:

    ABSTRACT: Non-formal education spaces have a multidisciplinary teaching profile that can assist in the various aspects of citizen education. Some of the non-formal spaces are herbariums, which are considered an important tool for obtaining knowledge and documentation of flora, in addition to being an effective teaching tool, where theory and practice complement each other. This work aimed to analyze the potential of Herbário SAMES as a didactic resource for Basic Education, in the north of Holy Spirit. For this, a semi-structured questionnaire was applied to 22 teachers of basic education, in order to expose their perceptions about the potential of a herbarium as a non-formal space of Education. It was verified among the Brazilian herbariums, linked to the Brazilian Herbarium Network, information about the existence of political pedagogical projects and activities aimed at basic education, developed by them. As a result, teachers of basic education mentioned the interest in using the SAMES Herbarium as a non-formal teaching space, presented positive and negative points, in addition to suggestions and factors that would facilitate or hinder the use of the herbarium and its contribution in training and teaching practice. Regarding the analysis of the questionnaire applied to the curators, a total of 45 herbalists contributed responses. Among these responses, we observed that four herbariums have a Pedagogical Political Project, but do not carry out activities aimed at basic education. The work showed the importance of Herbário SAMES as a non-formal teaching space for education, acting as a support for formal teaching in the construction of the teaching-learning process.

  • Número de páginas: 18

  • Elisa Mitsuko Aoyama
  • Luis Fernando Tavares de Menezes
  • KAMILA JESUS DE SOUZA
Fale conosco Whatsapp