Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AVALIAÇÃO TRADICIONAL VERSUS LÚDICA: UM ESTUDO DE CASO COM UMA TURMA DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AVALIAÇÃO TRADICIONAL VERSUS LÚDICA: UM ESTUDO DE CASO COM UMA TURMA DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O uso de ferramentas didáticas alternativas estão se popularizando cada vez mais na prática pedagógica dos professores, sendo o jogo didático uma alternativa interessante tanto para o ensino/aprendizagem de conteúdos, como para auxiliar no processo de avaliação. Neste estudo, avaliamos o uso de uma avaliação tradicional em comparação a uma avaliação lúdica em uma turma de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Picos-PI. A avaliação lúdica consistiu em um jogo de tabuleiro que foi projetado para trabalhar os assuntos do componente curricular de Ciências que estavam sendo trabalhados no período do desenvolvimento da pesquisa de campo. Os alunos tiveram melhor rendimento na avaliação lúdica do que na avaliação tradicional, havendo uma maior aceitação da primeira por parte dos alunos. Os alunos se identificaram com a avalição lúdica em vista de diversos aspectos proporcionados por esta, como a maior interação entre alunos e professor, maior estímulo e entendimento dos conceitos abordados.

Ler mais

AVALIAÇÃO TRADICIONAL VERSUS LÚDICA: UM ESTUDO DE CASO COM UMA TURMA DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.33821130118

  • Palavras-chave: jogos didáticos; jogo de tabuleiro; avaliação; lúdico.

  • Keywords: educational games; board game; evaluation; ludic

  • Abstract:

    The use of alternative didactic tools is becoming more and more popular in the pedagogical practice of teachers, and the didactic game is an interesting alternative both for teaching / learning content and to assist in the ludic evaluation process. In this study, we evaluated the use of a traditional evaluation compared to a ludic evaluation in a 9th grade of elementary school to a public school in the city of  Picos-PI. The ludic evaluation consisted of a board game that was designed to work on the content of the Science curricular component that were being worked on during the development period of the field research. The students had better performance in the ludic evaluation than in the traditional evaluation, with a greater acceptance of the former by the students. The students identified themselves with the ludic evaluation in view of several aspects provided by it, such as greater interaction between students and teacher, greater encouragement, and understanding of the concepts covered.

  • Número de páginas: 13

  • Cássia das Mercês Santos Plácido
  • João David Vieira Lima
  • Tamires Irineu Ribeiro
  • Luciano Borges da Rocha Filho
  • Francisco de Assis Araújo Barros
  • Sergio Bitencourt Araújo Barros
Fale conosco Whatsapp