Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook VIDEOAULA: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM INVERTIDA

VIDEOAULA: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM INVERTIDA

Os avanços tecnológicos têm provocado alterações nas práticas educativas e nas interações entre professores e estudantes. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem novas formas de comunicação e, consequentemente, trazem novos desafios às ações pedagógicas. Nesse sentido, a videoaula, recurso já utilizado há algumas décadas na educação, ganha cada vez mais espaço e novas possibilidades de trabalho no processo de ensino e aprendizagem. As plataformas e os ambientes virtuais de aprendizagem têm oferecido ainda mais conteúdos educativos em vídeo permitindo o enriquecimento de novas abordagens pedagógicas como, por exemplo, a aprendizagem invertida. Ao mesmo tempo, deve-se ressaltar a necessidade do professor em conhecer, selecionar e utilizar a tecnologia para auxiliar a comunicação e a construção do conhecimento, uma vez que a intermediação humana está presente e é indiscutivelmente necessária nos mais variados recursos tecnológicos. 

Ler mais

VIDEOAULA: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM INVERTIDA

  • DOI: 10.22533/at.ed.33821130112

  • Palavras-chave: Videoaula. Comunicação. Tecnologia. Educação. Aprendizagem invertida

  • Keywords: Video lesson. Communication. Technology. Education. Inverted learning.

  • Abstract:

    Technological advances have caused changes in educational practices and in the interactions between teachers and students. Digital Information and Communication Technologies (DICTs) allow new forms of communication and, consequently, bring new challenges to pedagogical actions. In this sense, the video lesson, a resource that has been used for some decades in education, is gaining more and more space and new job possibilities in the teaching and learning process. Platforms and virtual learning environments have offered even more educational video content allowing the enrichment of new pedagogical approaches such as inverted learning, for example. At the same time, it is necessary to emphasize the teacher's need to know, select and use technology to assist communication and the construction of knowledge, since human intermediation is present and is indisputably necessary in the most varied technological resources.

  • Número de páginas: 11

  • Monica Pereira
  • Maria Lúcia Suzigan Dragone
Fale conosco Whatsapp