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capa do ebook A COMPETÊNCIA DOCENTE E O REFLEXO NA FORMAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO PREVISTO NAS DCN DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

A COMPETÊNCIA DOCENTE E O REFLEXO NA FORMAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO PREVISTO NAS DCN DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

A prática docente competente

ocorre por meio do uso de estratégias de

ensino que favoreçam a formação profissional.

As abordagens da pesquisa foram quantitativa

e qualitativa, do tipo exploratória, por meio

de estudo de caso. Para a recolha de dados

foram utilizados três instrumentos. Na análise

quantitativa foi aplicado questionário e os

resultados apresentados graficamente. Para

a análise qualitativa, foi realizada entrevista

semiestruturada e observação direta e

os conteúdos analisados para posterior

triangulação. O estudo foi realizado em

uma universidade privada em Campos dos

Goytacazes - RJ, Brasil, sendo os sujeitos o corpo

docente do curso de graduação em fisioterapia.

O objetivo geral foi analisar em que medida

as competências docentes desenvolvidas no

curso de fisioterapia em uma universidade

privada da cidade de Campos dos Goytacazes

- RJ atendem ao cumprimento das DCN do

curso de fisioterapia e seus reflexos sobre o

perfil profissional referente à integralidade do

saber, a formação ética/bioética, humanista,

generalista, crítica e reflexiva. Foram

investigadas as competências: organizar e

dirigir situações de aprendizagem; administrar

a sua própria formação docente; trabalhar em

equipe; conceber e fazer evoluir os dispositivos

de diferenciação; utilizar novas tecnologias;

administrar a progressão das aprendizagens;

envolver os alunos em suas aprendizagens

e em seu trabalho. As competências foram

associadas ao perfil de formação previstos nas

DCN. A pesquisa concluiu que as diretrizes são

cumpridas pelo curso de fisioterapia pesquisado,

existe a necessidade de aprimoramento das

deficiências e seus reflexos nos perfis de

formação humanista, formação crítica, reflexiva

e generalista.

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A COMPETÊNCIA DOCENTE E O REFLEXO NA FORMAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO PREVISTO NAS DCN DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.9011802129

  • Palavras-chave: 1. Diretrizes curriculares; 2. Ensino superior; 3. Competência docente; 4. Graduação em fisioterapia.

  • Keywords: 1. Curricular guidelines; 2. Higher education; 3. Teaching competency; 4. Graduation in physiotherapy.

  • Abstract:

    The competent teaching practice

    occurs through the application of teaching

    strategies that favor professional qualification.

    The present research was based on quantitative 

    Saberes e Competências em Fisioterapia Capítulo 9 77

    and qualitative approaches, exploratory type, through a case study. For data collection

    three instruments were used. The quantitative analysis was applied questionnaire

    and the results graphically. For qualitative analysis, semi-structured interviews and

    direct observation and data analyzed for further triangulation was performed. The

    study was conducted at a private university in Campos dos Goytacazes RJ, Brazil,

    being the subject faculty of Physiotherapy graduation course. The overall goal was to

    analyze to what extent the teaching skills developed in the Physiotherapy graduation

    course of a private university in Campos dos Goytacazes, RJ, fulfill the DCN for the

    Physiotherapy graduation courses. And the impacts these teaching skills have upon

    the professional profile expected comprehensive knowledge and ethical/bioethical,

    humanist, generalist, critical and reflective training. Competencies were investigated:

    organizing and directing learning situations; managing their own teaching training;

    teamworking; developing and evolving the devices of differentiation; using new

    technologies; managing the progression of learning; engaging students in their learning

    and their work. Competencies were associated with the training profile, according to

    the DNC. The present research found that the National Guidelines are fulfilled by the

    Physiotherapy graduation course researched. However, improvement is required, given

    the shortcomings pointed out and their impacts on the humanist, critical, reflexive and

    generalist training.

  • Número de páginas: 15

  • Maura Nogueira Cobra
  • Maria Aparecida Monteiro da Silva
  • Eduardo Shimoda
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