Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A RELAÇÃO ENTRE PERSONAGENS E EXPERIÊNCIAS EM LEITURAS LITERÁRIAS DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS: UM ESTUDO

A RELAÇÃO ENTRE PERSONAGENS E EXPERIÊNCIAS EM LEITURAS LITERÁRIAS DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS: UM ESTUDO

O trabalho se insere em pesquisa maior, cujo objetivo é analisar dimensões da compreensão leitora de livros literários por alunos dos anos iniciais de escolas públicas. No projeto, são realizadas sessões de leitura compartilhada, seguidas de discussões e trabalhos variados conectados aos livros. Ao final das sessões, os alunos manifestam sua opinião sobre diversos aspectos dos livros lidos e das atividades. Nesta comunicação, analisamos um conjunto de respostas dadas por alunos de 5º ano de uma escola municipal de Porto Alegre, após sessões com três livros diversos. Entre outros tópicos, as crianças foram solicitadas a responder à questão: “Nesses livros, existe algum personagem que você acha parecido com alguém que você conhece muito, na sua família, entre os amigos, os vizinhos ou na escola? A motivação para a inserção da questão veio do reconhecimento da centralidade dos personagens para a “adesão afetiva e intelectual do leitor à narrativa” (Cademartori, 2009), assim como da relevância do estabelecimento de nexos entre o mundo ficcional e o mundo vivido do leitor. A análise global das respostas evidenciou variedade de motivações para o estabelecimento da semelhança entre personagem e “pessoa real”, que ora se inspirou em aspectos da representação imagética (idade, etnia, p.ex.) nas ilustrações, ora em atitudes e características que os leitores identificaram nas personagens (“ter medo de tudo”, “adorar falar com todo mundo” etc.). Também foi possível observar tendências nas respostas que parecem se conectar ao gênero dos alunos (meninos e meninas): houve maioria de meninos que se referiam a características físicas, enquanto todas as respostas de meninas fizeram referência a atitudes, comportamentos e gostos. O trabalho traz elementos para a análise mais detida das leituras infantis, assim como sobre a reflexão entre as conexões que se estabelecem entre leitura e experiência. 

Ler mais

A RELAÇÃO ENTRE PERSONAGENS E EXPERIÊNCIAS EM LEITURAS LITERÁRIAS DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS: UM ESTUDO

  • DOI: 10.22533/at.ed.03121270112

  • Palavras-chave: Literatura infantil – anos iniciais – personagens - leitura

  • Keywords: Children's literature – elementary school - fictional characters - reading

  • Abstract:

    In this work, we present part of the findings of a larger research project whose objective is to analyze dimensions of reading comprehension of literary books by students of elementary public schools in southern Brazil. Some of the activities conducted with the children are shared reading sessions, followed by discussions and works connected to the books. At the end of the sessions, the children were prompted to express their own opinions on various aspects of the books that were read as well as on the activities that were conducted. In this essay, we analyze a set of answers given by 5th year students of a municipal school in Porto Alegre, which were collected after the reading sessions. Among other topics, the children were asked to answer the following question: “Is there any character in these books that you believe to resemble someone you know a lot in your family, a friend, a neighbor or someone at the school?” The reason to ask this question is the centrality of fictional characters for the “affective and intellectual adherence of the reader to the narrative” (Cademartori, 2009), as well as the importance of creating links between fictional worlds and the lived experience of the reader. The global analysis of the children’s answers showed a variety of motivations, on the part of the children, when they saw similarities between a certain character and a “real person”. Sometimes, the connection was inspired by visual aspects (such as age, ethnicity, etc.) in the illustrations, sometimes in attitudes and characteristics that the readers identified in the characters (“to be afraid of everything”; “to love to speak with everybody”, etc.). It was also possible to observe that many responses are gender related (boys and girls), since most of the boys referred to physical characteristics, whereas all girls' answers referred to attitudes, behaviors and tastes of the characters. Therefore, this work brings elements for the closer analysis of children's readings that are particularly related to the way children create connections between fictional reading and lived experience.

  • Número de páginas: 12

  • Edgar Roberto Kirchof
  • Maria Isabel Dalla Zen
  • ROSA MARIA HESSEL SILVEIRA
Fale conosco Whatsapp