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capa do ebook OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

As novas condições de vida

têm determinado, de forma predominante,

comportamentos sedentário, quanto à população

com deficiência intelectual essa situação se torna

alarmante uma vez que estudos com o nível de

atividade física dessa população é inferior ao

da população em geral. O objetivo do estudo é

investigar os benefícios da prática de atividade

física para crianças com deficiência intelectual

inserida no Centro de Atenção Psicossocial

Infanto-Juvenil (CAPSi). A amostra é composta

por 7 (sete) responsáveis das crianças com

déficit intelectual. A coleta de dados aconteceu

por meio de questionários aplicados aos pais

ou responsáveis pela criança com Deficiência

intelectual durante a ida ao CAPSi. Assim,

percebe-se que nos aspectos pessoais, as

principais barreiras para a prática de AF estão

relacionadas a eles se sentirem incapazes de

realizar algumas atividades físicas, tem timidez

e preguiça, também pelo medo de se machucar.

Com relação aos aspectos ambientais, houve

um predomínio na falta de preparação dos

profissionais de educação para atendê-los

e ausência de projetos sociais próximos de

casa. Quanto aos aspectos sociais, houve

uma significância na importância da prática de

atividade física para saúde da criança. Concluise

que algumas barreiras e facilitadores estão

ligados ao estímulo que as pessoas com déficit

intelectual recebem, pois podem despertar

o gosto pela atividade física, ainda se faz

necessário que os profissionais de Educação

Física tenham uma melhor compreensão a

cerca da deficiência intelectual e sua atuação

junto a esse público.

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OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.92518021231

  • Palavras-chave: Deficiência intelectual. Atividade Física. Saúde.

  • Keywords: Intellectual disability. Physical activity. Cheers.

  • Abstract:

    The new conditions of life

    have predominantly determined sedentary

    behaviors, as for the population with intellectual

    disability this situation becomes alarming

    since studies with the level of physical activity

    of this population is lower than the population

    in general. The objective of the study is to

    investigate the benefits of physical activity

    practice for children with intellectual disabilities

    enrolled in the Child and Youth Psychosocial

    Care Center (CAPSi). The sample is made up of

    7 (seven) persons responsible for children with

    intellectual deficit. The data collection was done

    through questionnaires applied to the parents

    or guardians of the child with intellectual disability during the visit to CAPSi. Thus, it

    is perceived that in the personal aspects, the main barriers to the practice of PA are

    related to them if they feel incapable of performing some physical activities; they are shy

    and lazy, also because of the fear of being hurt. With regard to environmental aspects,

    there was predominance in the lack of preparation of the education professionals

    to attend them and the absence of social projects close to home. Regarding social

    aspects, there was significance in the importance of the practice of physical activity for

    the health of the child. It is concluded that some barriers and facilitators are linked to

    the stimulus that people with intellectual deficit receive, since they can arouse the taste

    for physical activity, it is still necessary that Physical Education professionals have a

    better understanding about intellectual disability and its with this public.

  • Número de páginas: 15

  • Alana Simões Bezerra
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