O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS MODALIDADES DE COMBATE

A Pedagogia do Esporte visa estudar os meios através dos quais ocorrem os processos de ensino-aprendizagemtreinamento dos esportes nos diferentes ambientes da Educação Física. As modalidades de esporte de combate também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas e a processos metodológicos de ensino-aprendizagem. Alguns autores reiteram que os princípios da Pedagogia do Esporte estão pautados em 3 referenciais principais, a saber: o técnico-tático (evolução do conhecimento técnico e da tática da modalidade), o socioeducativo (desenvolvimento de valores, atitudes, como respeito, coeducação, cooperação, dentre outros) e o histórico- cultural (história da modalidade, regras, evolução, contexto cultural, influência midiática). Verificase que esse conteúdo é o que menos recebe a atenção dos pesquisadores nas revistas científicas no Brasil (CORREA, FRANCHINI E DEL VECCHIO, 2010; FRANCHINI E DEL VECCHIO, 2011; BETTI, FERRAZ E DANTAS, 2011). O presente trabalho possui como objetivos, discutir o processo de ensino aprendizagem partindo do referencial teórico proposto pela Pedagogia do Esporte; identificar quais métodos da Pedagogia do Esporte que podem ser aplicados no ensino/treinamento das Lutas. A abordagem do estudo assume um caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo. Foram buscados trabalhos acadêmicos nas bases de dados, Google acadêmico e Scielo com as palavras chaves “pedagogia das lutas” e “pedagogia do esporte”. Reitera-se que esses novos diálogos podem promover outras formas de ressignificação do esporte, podendo contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral. Contudo, a melhor forma de ensinar/ treinar será o de escolha do professor/treinador e do momento em que ele se encontrar com seus praticantes.

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS MODALIDADES DE COMBATE

DOI: 10.22533/at.ed.92518021217

Palavras chave: Ensino-aprendizagem; Pedagogia das lutas; Pedagogia do esporte; Modalidades de combate.

Keywords: Teaching-learning; Pedagogy of struggles; Sports pedagogy; Combat modes.

Abstract:

The Pedagogy of Sports aims to study the means through which the processes of teaching-learning-training of sports occur in the different environments of Physical Education. Combat sports are also practices that should be involved in pedagogical contextualizations and methodological teaching-learning processes. Some authors reiterate that the principles of Sports Pedagogy are based on 3 main references, namely: the tactical technician (evolution of technical knowledge and tactics of the modality), the socioeducative (development of values, attitudes such as respect, coeducation, (history of the modality, rules, evolution, cultural context, media influence). It is verified that this content is the least received the attention of the researchers in the scientific journals in Brazil (CORREA, FRANCHINI AND DEL VECCHIO, 2010; FRANCHINI E DEL VECCHIO, 2011; BETTI, FERRAZ AND DANTAS, 2011). The present work aims to discuss the process of teaching learning based on the theoretical framework proposed by the Pedagogy of Sport; identify which methods of Sports Pedagogy that can be applied in the teaching / training of the Fights. The approach of the study assumes a qualitative, bibliographic and descriptive character. Academic works were searched in databases, academic Google and Scielo with the key words “pedagogy of the struggles” and “pedagogy of the sport”. It is reiterated that these new dialogues can promote other forms of resignification of the sport, and can contribute to the development of society in general. However, the best way to teach / train will be the choice of the teacher / coach and the moment he meets his practitioners.

Autores

  • Cesar Augusto Barroso de Andrade