Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook SE-MOVIMENTAR: APROXIMAÇÕES ANTROPOLÓGICAS E GESTÁLTICAS

SE-MOVIMENTAR: APROXIMAÇÕES ANTROPOLÓGICAS E GESTÁLTICAS

O presente trabalho tem como objetivo expandir os estudos sobre o conceito se-movimentar como fundamento para uma Educação Física responsável. A partir de leitura crítico-formativa, destaca-se um autor central a respeito das bases antropológicas do movimento humano no interior da Gestaltkreis. Os resultados apontam que a partir de Viktor F. von Weizsäcker surgem novos fundamentos para uma intervenção diferenciada na área da saúde, denominada antropologia médica, tendo como eixo central a percepção-movimento. Diante das constatações sugere-se temáticas para a formação de professores e elaboração de projetos escolares, com arranjos didáticos onde crianças e jovens podem seguir o paradigma da salutogênese, ao contrário da hegemônica patogênese. Sugere-se ainda que a meta educacional seja o mundo das relações em níveis salutares e que o eixo seja o sentido de vida em movimento.

Ler mais

SE-MOVIMENTAR: APROXIMAÇÕES ANTROPOLÓGICAS E GESTÁLTICAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.76120171116

  • Palavras-chave: educação física; antropologia médica; percepção-movimento; se-movimentar

  • Keywords: physical education; medical anthropology; perception-movement; moving-own

  • Abstract:

    The present work aims to expand the studies on the se-movement concept as a foundation for a responsible Physical Education. From critical-formative reading, a central author stands out regarding the anthropological bases of the human movement within Gestaltkreis. The results show that from Viktor F. von Weizsäcker new foundations emerge for a differentiated intervention in the area of health, called medical anthropology, with perception-movement as the central axis. In view of the findings, we suggest themes for the formation of teachers and elaboration of school projects, with didactic arrangements where children and young people can follow the paradigm of salutogenesis, unlike the hegemonic pathogenesis. It is also suggested that the educational goal is the world of relationships at healthy levels and that the axis is the sense of life in movement.

  • Número de páginas: 16

  • Carlos Luiz Cardoso
Fale conosco Whatsapp