Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Educação Somática e o Saber Sensível na Formação Médica

Educação Somática e o Saber Sensível na Formação Médica

Este artigo trata de inquietações e reflexões acerca da introdução e do uso da dança e da educação somática na formação médica. Neste caso, não se trata da dança como atividade fim em si mesma, nem de um espaço terapêutico objetivo, mas de um espaço de oferta de experiências na busca da construção de uma trajetória na formação de futuros cuidadores que possa ampliar a capacidade de percepção de si e do outro, e criar um campo fértil para o desenvolvimento de uma abordagem do ser humano de modo mais sensível em relação ao que é praticado na atualidade na medicina ocidental. Neste caso, tratando-se de uma formação médica, é necessário que tais experiências dialoguem com o processo de formação científica, seu rigor metodológico e as atuais evidências. Tem-se observado um amplo campo de pesquisa neste processo, diante da necessidade de pôr em diálogo paradigmas opostos: o da verdade pautada na verificação e replicação versus o saber sensível.

Ler mais

Educação Somática e o Saber Sensível na Formação Médica

  • DOI: 10.22533/at.ed.64520071214

  • Palavras-chave: Educação somática. Educação médica. Saber sensível. Dança. Body-mind centering.

  • Keywords: Somatic education. Medical education. Knowing sensitive. Dance. Body-mind centering.

  • Abstract:

    This article addresses concerns and reflections about the introduction and use of dance and somatic education in medical education. In this case, it is not a question of dance as an final activity in itself, nor of an objective therapeutic space, but a space of experiences offering in the search of the construction of a trajectory in the formation of future caregivers that could increase the capacity of perception of itself and the other, also to create a fertile ground for the development of an approach of the human to be more sensitive in relation to what is practiced today in Western Medicine. Speaking of medical education, it is necessary that experiences dialogue with the process of scientific formation, its methodological rigor and the current evidence. A broad field of research has been observed in this process, in view of the need to put in dialogue opposite paradigms: the truth based on verification and replication versus the sensible knowledge.

  • Número de páginas: 13

  • Eline Gomes de Araújo
Fale conosco Whatsapp