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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

A Educação Ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida, sem desrespeitar o meio ambiente. A proposta é repensar a relação do ser humano com o meio ambiente e com os recursos oferecidos pela natureza, sugerindo outros olhares comportamentais, para que a busca pelo equilíbrio esteja sempre presente entre o homem e a natureza. Sendo assim, esta pesquisa buscou compreender de que formas são aplicadas as práticas ambientais com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, séries finais, numa escola em tempo integral em Cachoeiro de Itapemirim, ES, mediante as premissas estabelecidas pela resolução CNE nº 2, de 15/02/12 e dialogando com autores como Reigota (1998), Moreira (2006), Lefevre (2010), Sorrentino et al (2005), Dias (2004), Freire (1975; 2000), que contribuíram com suas ideias e obras sobre o tema. A metodologia utilizada para fundamentar toda esta pesquisa foi a revisão bibliográfica sobre o tema, atrelada à pesquisa de campo, com observação, coleta e análise de dados, através de visitas in loco e aplicação de questionário. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que a escola tem inserido em seu âmbito práticas docentes com temas alusivos à Educação Ambiental, através de projetos e ações, não apenas com os alunos do 8º ano, mas também com todos as turmas da escola.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI: 10.22533/at.ed.3342005111

Palavras chave: Educação Ambiental. Aprendizagem. Escola de Tempo Integral. Marco legal.

Keywords: Environmental Education. Learning. Full time school. Legal framework.

Abstract:

Environmental Education is essential for making people aware of the world they live in so that they can have more and more quality of life, without disrespecting the environment. The proposal is to rethink the human being's relationship with the environment and with the resources offered by nature, suggesting other behavioral views, so that the search for balance is always present between man and nature. Therefore, this research sought to understand how environmental practices are applied to students in the 8th grade of elementary school, final grades, in a full-time school in Cachoeiro de Itapemirim, ES, using the premises established by resolution CNE nº 2, of 15/02/12 and dialoguing with authors such as Reigota (1998), Moreira (2006), Lefevre (2010), Sorrentino et al (2005), Dias (2004), Freire (1975; 2000), who contributed with their ideas and works on the theme. The methodology used to support all this research was the bibliographic review on the theme, linked to field research, with observation, data collection and analysis, through on-site visits and questionnaire application. The analysis of the obtained results allowed to conclude that the school has inserted in its scope teaching practices with themes allusive to Environmental Education, through projects and actions, not only with the 8th grade students, but also with all the classes of the school.

Autores

  • Marcos Lopes Spinola
  • Mariluza Sartori Deorce