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capa do ebook O USO DO XADREZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O USO DO XADREZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual acontece de uma forma diferente das pessoas que não possuem deficiência. É preciso utilizar-se de mecanismos e estratégias diferentes para que o processo educacional ocorra de maneira eficiente e satisfatória. Neste estudo, definimos como objetivo, identificar os benefícios do jogo de xadrez para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma sala de recurso multifuncional com alunos diagnosticado com deficiência intelectual leve e moderada. A metodologia foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Podemos afirmar que a prática regular do xadrez, feita de forma planejada e organizada, influencia positivamente a aquisição cognitiva das pessoas com deficiência intelectual, melhorando a concentração, memorização e raciocínio lógico.

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O USO DO XADREZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.33821130116

  • Palavras-chave: Aprendizagem. Deficiência Intelectual. Xadrez.

  • Keywords: Learning. Intellectual Disability. Chess.

  • Abstract:

    The learning of people with intellectual disabilities happens in a different way than people who do not have disabilities. It is necessary to use different mechanisms and strategies for the educational process to occur efficiently and satisfactorily. In this study, we defined as an objective, to identify the benefits of the chess game for the learning of students with intellectual disabilities. The research was carried out in a multifunctional resource room with students diagnosed with mild and moderate intellectual disabilities. The methodology was an exploratory field research. We can say that the regular practice of chess, done in a planned and organized way, positively influences the cognitive acquisition of people with intellectual disabilities, improving concentration, memorization and logical reasoning.

  • Número de páginas: 13

  • Hugo Nivaldo Melo
  • Jorge Rollemberg dos Santos
  • Daniel Neves Pinto
  • Lúcio Marques Vieira Souza
  • Dilton dos Santos Silva
  • Cássio Murilo Almeida Lima Júnior
  • Alda Valeria Santos de Melo
  • Simone Silveira Amorim
  • Antenor de Oliveira Silva Neto
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