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capa do ebook O “SELO VERMELHO” DE CORNÉLIO PIRES: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO

O “SELO VERMELHO” DE CORNÉLIO PIRES: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO

A obra de Cornélio Pires é de significativa importância para a cultura popular brasileira. Os seus livros, suas crônicas publicadas em jornais e revistas, seus filmes, além dos discos, compõe um acervo de grande riqueza para o estudo da história da arte e da música em nosso país. Neste artigo focaremos nosso olhar sobre a obra fonográfica de Cornélio Pires, sobretudo o conjunto de gravações que compõem a coleção do “Selo Vermelho”, gravados pela trupe “A Turma Caipira de Cornélio Pires” e produzidos entre os anos de 1929 e 1930. Estas gravações são objeto de especial estudo de pesquisadores que analisam os primeiros registros fonográficos da música caipira. No entanto, essas gravações pioneiras trazem mais do que música caipira. Há uma série de outros registros, como anedotas, imitações de aves e animais, além de uma diversidade de estilos musicais comuns ao meio urbano daquele período. O presente artigo propõe uma forma de catalogar essas gravações sob categorias diferentes das apresentadas nos rótulos dos discos do Selo Vermelho e comumente adotada por pesquisadores. Cremos que essa proposta de catalogação das obras, além de ampliar o conhecimento sobre as produções de Cornélio Pires, que vai para muito além da música caipira, servirá de auxílio a pesquisadores imbuídos em dedicar seu trabalho em prol da cultura musical popular brasileira.

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O “SELO VERMELHO” DE CORNÉLIO PIRES: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.63820081213

  • Palavras-chave: Música Caipira, Cornélio Pires, Selo Vermelho, Catalogação de Estilos, São Paulo.

  • Keywords: Caipira music, Cornélio Pires, “Selo Vermelho” (Red Record Label), Cataloguing, São Paulo.

  • Abstract:

    The artistic work of Cornélio Pires is meaningful for Brazilian popular culture. His books, chronicles published in periodicals and magazines, movies and albums compose an important collection for the study of the history of art and music in Brazil. In this article we concentrate on Cornélio Pires's phonographic work, especially the set of recordings that form the “Selo Vermelho” (Red Record Label) collection, recorded by “The Caipira Troupe of Cornélio Pires” between 1929-30. These recordings have become a special object of study of researchers who analyze the first phonographic records of caipira music. However, these pioneering recordings contain more than only caipira music. There are a series of other registers, including anecdotes, imitations of birds and animals, besides a plethora of other musical styles common to that period’s urban context. This article proposes a new form of cataloguing these recordings using different categories of those deployed on the labels of the discs forming the “Selo Vermelho” collection and commonly adopted by researchers. We believe that this cataloguing proposal, besides widening the knowledge about Cornélio Pires’s work, which extends far beyond caipira music, will aid researchers involved in working for Brazilian popular musical culture.

  • Número de páginas: 19

  • Carlos da Veiga Feitoza
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