Visualizações

3

ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

 Neste texto, o objetivo é compreender a questão do ensino aprendizagem na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental enfatizando a tendência construtivista do epistemólogo Jean Piaget, e a teoria da aprendizagem significativa com base em David Ausubel. O texto se trata de uma revisão de literatura centrada na teoria de Piaget e de Ausubel, que levou a leitura de outros autores: D`Ambrósio (2009); Fossile (2010); Freire (2013); Moreira (1999); Nunes (1990).  Sabe-se que, muitos educadores ainda priorizam uma aprendizagem baseada num ensino tradicional e mecânico, por isso, este texto prioriza outras abordagens, uma vez que se observa que a maioria dos educandos apresentam extrema dificuldades na disciplina de Matemática, sendo esta trabalhada distanciada de seu contexto histórico-político-cultural.

ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

DOI: 10.22533/at.ed.3342005113

Palavras chave: Educação Matemática. Construtivismo. Aprendizagem Significativa.

Keywords: Math´s education, Constructivism, Meaningful Learning.

Abstract:

 In this text, the objective is to understand the issue of teaching learning in the discipline of Math´s in Elementary School, emphasizing the constructivist tendency of the epistemologist Jean Piaget, and the theory of significant learning based on David Ausubel. The text is a literature review centered on the theory of Piaget and Ausubel, which led to the reading of other authors: D`Ambrósio (2009); Fossile (2010); Freire (2013); Moreira (1999); Nunes (1990). It is known that many educators still prioritize learning based on traditional and mechanical teaching, therefore, this text prioritizes other approaches, since it is observed that most students have extreme difficulties in the discipline of Mathematics, being this distanced work of its historical-political-cultural context.

Autores

  • Zillene Souza Cavalcante
  • Gladys Denise Wielewski