Visualizações

2

ANÁLISE E ESTUDO DA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO DE QUÍMICA INTITULADO “ UNO ELEMENTAR PERIÓDICO ” PARA O ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAVAÍ

Com as dificuldades no aprendizado e na atenção dos alunos, encontradas pelos professores em sala de aula, há a necessidade de se buscar formas diferenciadas que venham a auxiliar no ensino-aprendizagem. Essas dificuldades podem ser encontradas nas diversas disciplinas das escolas, mas uma em especial é a Química, que é vista pelos alunos como algo complexo e de difícil compreensão, o que acaba lhes causando um desestímulo durante as aulas. Para ajudar a mudar essa visão dos alunos e fazer que passem a se interessar pelas aulas, o professor precisa trazer para a sala de aula algo que desperte e, ao mesmo tempo, motive o aluno a participar das aulas. Pensando nisso, o presente trabalho teve por objetivo, analisar e aplicar o jogo didático intitulado “Uno Elementar Periódico”, com alunos do ensino médio, para que fosse verificado se o mesmo foi considerado uma boa ferramenta de ensino na opinião de alunos e professores que participaram do desenvolvimento do trabalho. Após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos e os professores concordaram que ele é uma boa ferramenta de ensino, a qual pode ser utilizada em sala de aula, auxiliando no ensino-aprendizado.

ANÁLISE E ESTUDO DA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO DE QUÍMICA INTITULADO “ UNO ELEMENTAR PERIÓDICO ” PARA O ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAVAÍ

DOI: 10.22533/at.ed.6312020113

Palavras chave: jogo didático, química, ensino-aprendizagem, ferramenta de ensino.

Keywords: didactic game, chemistry, teaching-learning, teaching tool.

Abstract:

With the difficulties in the learning and the attention of the students, found by the teachers in the classroom, there is a need to look for different forms that will help in teaching-learning. These difficulties can be found in the various disciplines of the schools, but one in particular is Chemistry, which is seen by the students as something complex and difficult to understand, which ends up causing a discouragement in them during the classes. To help change this view of students and make them become interested in classes, the teacher needs to bring to the classroom something that awakens and at the same time, motivate the student to attend classes. The objective of this study was to analyze and apply the didactic game titled "Uno Elementar Periodic", with high school, to verify if it was considered a good tool of teaching, about the opinions of the students and teachers who participated in the development of the work, also verifying the students' performance after the application of the game. Where it was possible to verify that the students and the teachers, agreed that this game is a good teaching tool, that can be used in the classroom, aiding in teaching-learning.

Autores

  • GLAUCIO TESTA
  • MAIARA DOS SANTOS FARIA