Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AVALIAÇÃO PRÁTICA POR COMPETÊNCIAS: OSCE NA FISIOTERAPIA

AVALIAÇÃO PRÁTICA POR COMPETÊNCIAS: OSCE NA FISIOTERAPIA

Nas metodologias ativas,

aprendizado se dá a partir de situações reais; as

mesmas que os alunos vivenciarão depois na

vida profissional, de forma antecipada, durante

o curso. Tomando por base este, dentre muitos

argumentos, somados à filosofia do futuro

baseado na prática, missão de nossa Instituição,

buscamos um instrumento de avaliação

condizente com estas metodologias. No início

de 2017, implantamos a avaliação integrativa

prática (AIP) baseada no sistema OSCE

(Objetive Structurad Clinical Examination), cujo

objetivo foi avaliar o que os alunos fazem e

não apenas o que eles sabem. Esta se baseia

em estações simuladas. Algumas habilidades

avaliadas foram comunicação e interação com

pacientes e familiares; anamnese; exame físico

geral e especial; raciocínio clínico e formulação

de hipóteses de diagnóstico; interpretação de

exames laboratoriais; proposição e execução

de ações; orientação e educação ao paciente;

e resolução de problemas. Quando comparada

a percepção dos alunos de 5º e 7º períodos,

que realizaram esta avaliação pela primeira

vez, foi evidente a percepção mais positiva

do 7º período. Quando analisado de maneira

longitudinal, o desempenho e a percepção

dos alunos do 5º período de 2017, enquanto

cursaram 5o

, 6o

 e 7o

 semestres, observou-se

melhora no desempenho e na percepção ao

longo do curso. A experiência da implantação

da AIP foi exitosa em todos os aspectos, desde

sua construção coletiva, envolvendo todos

os professores fisioterapeutas, a execução,

os resultados e a avaliação da percepção

dos alunos quanto à AIP, que mostrou que

estamos no caminho certo para a formação de

profissionais autônomos e competentes.

Ler mais

AVALIAÇÃO PRÁTICA POR COMPETÊNCIAS: OSCE NA FISIOTERAPIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.90118021210

  • Palavras-chave: Metodologias Ativas; Avaliação; Competências; Fisioterapia.

  • Keywords: Active methodologies in teaching; Assesment; Competence; Physiotherapy.

  • Abstract:

    When using the active

    methodologies in teaching, learning takes place

    from real situations simulation; the same ones

    that the students will experience later in their

    professional life, but in advance, during their

    graduation. Based, mostly, on this argument, and

    on the philosophy of our Institution, which is future

    based on practice, we sought an instrument of

    evaluation consistent with these methodologies.

    In early 2017, we implemented the OSCE

    (Objective Structured Clinical Examination)

    system, and introduced the Practical Integrative

    Assessment (AIP), which aimed to assess what 

    students really do and not only what they know. This occurred in simulated stations.

    Some skills evaluated were communication and interaction with patients and their

    families; anamnesis; general and specific physical examination; clinical reasoning and

    formulation of diagnostic hypotheses; interpretation of laboratory tests; proposition and

    execution of actions; patient orientation and education; and troubleshooting. When

    comparing the perception of the students from the 5th and 7th periods, both performing

    this evaluation for the first time, the most positive perception was from students from

    the 7th period. In a longitudinal analysis, the performance and perception of the

    students that went from the 5th period (2017) through the 7th semester (2018), had an

    improvement during the course. The experience in implantation the AIP was successful

    in all aspects, from its collective construction, involving all physiotherapist teachers,

    the execution, the results and the evaluation of the students’ perception regarding the

    AIP, which showed that we are on the right track for the training of autonomous and

    competent professionals.

  • Número de páginas: 15

  • Erica Passos Baciuk
  • Juliana Valéria Leite
  • Erica P Baciuk
Fale conosco Whatsapp