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ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  O conhecimento das técnicas básicas em primeiros socorros contribui para a redução das sequelas e, do agravamento dos quadros de saúde em situações inesperadas que podem ocorrer no cotidiano escolar. Objetivo: Descrever a importância das práticas educativas em primeiros socorros em instituições de ensino de educação infantil.Método:Trata-se de revisão integrativa realizada a partir da busca de artigos na base de dados SciELO e Google Acadêmico, considerando o período de 2015 a 2020. A busca foi realizada por meio do método integrado, utilizando-se os termos: primeiros socorros, escola, prevenção e capacitação. Resultados: Foi possível evidenciar que os acidentes são comuns em crianças ecomuns em ambiente escolar, a ausência ou falha no atendimento pode provocar sequelas e/ou morte dos alunos. Conclusão: que a carência de conhecimento pelos professores é um fato relevante que pode auxiliar para a elevação dos índices de mortalidade em crianças em idade escolar. Sendo necessário a criação de programas de formação continuada para professores de educação básica.  

ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

DOI: 10.22533/at.ed.33420051119

Palavras chave: Primeiros socorros. Escola.Prevenção.Capacitação.

Keywords: First aid. School. Prevention. Training.

Abstract:

  Knowledge of basic first aid techniques contributes reduction of sequelae and worsening of health conditions in unexpected situations that can occur in the school routine. Objective: To describe the importance of educational practices in first aid in health institutions teaching early childhood education. Method: This is an integrative review carried out from the search for articles in the SciELO and Google Scholar databases, considering the period from 2015 to 2020. The search was carried out using the method integrated, using the terms: first aid, school, prevention and training. Results: It was possible to show that accidents are common in children and common in a school environment, the absence or failure to attend can cause sequelae and / or death of students. Conclusion: that the lack of knowledge by teachers is a relevant fact that can help increase in mortality rates in school-age children. Being the creation of continuing education programs for teachers of basic education.  

Autores

  • Edson Rosa dos Santos Junior
  • Carlos Fernandes Junior