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SABERES EXPERIENCIAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Considerando a importância dos saberes experienciais e a realidade do profissional docente, os relatos de experiências apresentados neste trabalho se configuram como uma possibilidade de olhar os saberes docentes sob a lógica dos saberes experienciais, enfatizando as contribuições e limitações destes saberes na construção da profissão docente, na transição entre o docente em formação inicial e o professor que já tem experiência profissional, na rede pública de ensino. Diante da problemática que norteia a pesquisa, o objetivo geral consiste em compreender como os saberes profissionais e experienciais refletem na realidade e na prática do professor da Química da Educação Superior. Tais relatos foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas utilizadas como instrumentos de coleta de dados. Trata-se de um professor mais experiente na área e um recém-formado. Enfim, por meio deste trabalho podemos que a forma como tem sido ensinado nas salas de aula, a disciplina de estágio supervisionado, não tem contribuído com tanta eficiência para formação do professor, quando relacionados com a descontextualização  teórico-prático trabalhado pelo docente orientador, privando assim os alunos de uma formação cidadã e participativa. Dentro do esperado foi possível notar as limitações dos saberes profissionais e experienciais da profissão docente.

SABERES EXPERIENCIAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

DOI: 10.22533/at.ed.3342005114

Palavras chave: Saberes Experienciais. Saberes Profissionais. Profissão Docente.

Keywords: Experimental Knowledges; Professional Knowledges; Teacher Profession.

Abstract:

Considering the importance of experimental knowledges and the reality of teachers, the reports of experiences presented in this workare configured as a possibility to look at teaching knowledge under the logic of experiential knowledge, emphasizing the contributions and limitations of this knowledge in the construction of the teaching profession, in the transition between the teacher in initial training and the teacher who already has professional experience, in the public school system. Against this problematic, which guides the research, the general objective consists in understand how professional and experiential knowledge reflects the reality and practice of the Chemistry teacher in Higher Education. The reports were gotten by semi-structured interviews used as data collection instruments. There’s a more experience teacher and a recente graduated. Anyway, through this work we can see that the way it has been taught in classrooms, the supervised internship discipline, has not contributed so efficiently to teacher training, when related to the theoretical-practical decontextualization worked by the guiding teacher, depriving students of a citizen and participatory formation. As expected, it was possible to notice the limitations of the professional and experiential knowledge of the teaching profession.

Autores

  • Cenaar Klippel Aguiar
  • José Víctor Acioli da Rosa
  • Ludimila Klippel Aguiar
  • Kennedy Lima Da Silva
  • Hélio Guedelha de Lima
  • Elidiel Antonio Barroso de Sousa