Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O CONTEXTO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

O CONTEXTO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre o contexto escolar à luz da Teoria Bioecológica do desenvolvimento humano, a partir da necessidade de ressignificação da queixa para promoção do desenvolvimento. A teoria do desenvolvimento escolhida foi do psicólogo e professor Urie Bronfenbrenner, por este ter considerado as características da pessoa e do ambiente, fatores preponderantes do desenvolvimento do indivíduo, criando o modelo PPCT. A introdução apresenta o tema de uma maneira breve, abordando o conceito inicial do autor e a revisão da sua teoria, bem como sua importância para o contexto escolar. O primeiro tópico traz de forma resumida as postulações do autor, explicando cada conceito do modelo PPCT como propriedades da pessoa em desenvolvimento. O segundo tópico aborda a queixa escolar numa visão Bioecológica para ampliar a visão dos contextos, favorecendo a compreensão para uma ressignificação do problema. O terceiro e último tópico discute a importância da relação escola-família para fortalecimento do mesossistema na produção do desenvolvimento do sujeito. As considerações finais retomam o assunto abordado ao longo do corpo do trabalho, considerando a Teoria Bioecológica pertinente para os profissionais da educação ampliarem a sua compreensão da queixa escolar, numa visão holística que favoreça a ressignificação para criação de ações educativas de vinculação com os familiares para melhor promoção do desenvolvimento do sujeito da educação.

 

Ler mais

O CONTEXTO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • DOI: 10.22533/at.ed.2252023117

  • Palavras-chave: Teoria Bioecológica. Contexto Escolar. Queixa Escolar. Desenvolvimento Humano.

  • Keywords: Bioecological Theory. School context School complaint. Human development.

  • Abstract:

    This article aims to promote reflections on the school context from the point of view of the Bioecological Theory of human development, from the need to reframing the complaint to promote development. The development theory chosen was that of the psychologist and professor Urie Bronfenbrenner, as he considered the characteristics of the person and the environment, which are the main factors in the development of the individual, creating the PPCT model. The introduction presents the topic in a brief way, addressing the author's initial concept and revising his theory, as well as its importance for the school context. The first topic summarizes the author's postulations, explaining each concept of the PPCT model as properties of the person in development. The second topic addresses the school complaint in a Bioecological view to expand the view of the contexts, favoring the understanding for a reframing of the problem. The third and last topic discusses the importance of the school-family relationship for strengthening the mesosystem in the production of the subject's development. The final considerations return to the subject addressed throughout the body of the work, considering the Bioecological Theory pertinent for education professionals to broaden their understanding of the school complaint, in a holistic view that favors the reframing for the creation of educational actions to link with family members to better promotion of the development of the subject of education.

  • Número de páginas: 9

  • Rosana Assis dos Santos
Fale conosco Whatsapp