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capa do ebook O ARTESANATO EM SÃO LUÍS-MA: transformações e permanências nas relações de produção e consumo artesanal na contemporaneidade

O ARTESANATO EM SÃO LUÍS-MA: transformações e permanências nas relações de produção e consumo artesanal na contemporaneidade

Este estudo aborda o artesanato na perspectiva do design. Foram investigadas, utilizando como método de pesquisa a Etnografia, as transformações no processo produtivo do artesanato comercializado no bairro Praia Grande, considerando a influência das relações de consumo para elaboração desses artefatos, evidenciando oportunidades para a atuação do designer. Foram analisados os discursos e as práticas dos artesãos, como se relacionam entre si, com seus clientes, com os gestores e o que pensam de seus artefatos, bem como as opiniões dos gestores e consumidores desse artesanato. Para tanto, tratou-se de aprofundar conhecimentos de conceitos como Design, emoção, consumo, identidade, relacionando-os com os produtos e a produção artesanal. Como resultados, foram apontadas lacunas deixadas ao longo do tempo que constituem cenários em potencial, onde ações ligadas ao Design podem ser desenvolvidas de forma a contribuir para a ressemantização desse artesanato.

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O ARTESANATO EM SÃO LUÍS-MA: transformações e permanências nas relações de produção e consumo artesanal na contemporaneidade

  • DOI: 10.22533/at.ed.15720241110

  • Palavras-chave: Artesanato maranhense. Artesanato-consumo. Design.

  • Keywords: Craft Maranhão. Craft-consumption. Design.

  • Abstract:

    This study addresses the craftsmanship in design perspective. Were investigated using as a research method Ethnography, changes in the production process of the crafts sold in Praia Grande neighborhood, considering the influence of consumer relations for preparation of these artifacts, identifying values that must be preserved highlighting opportunities for the work of designer. We analyzed the discourses and practices of craftsmen, as they interact with their customers, with managers and what they think of their artifacts, as well as the opinions of managers and consumers of this craft. For both, it was to increase knowledge of concepts such as Design, emotion, consumption, identity, linking them with the products and handicraft production. As results were highlighted gaps left over time that are potential scenarios where actions related to design can be developed to contribute to this resemantization crafts.

  • Número de páginas: 15

  • Ádilla Danúbia Marvão Nascimento Serrão
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